Carregado de emoções e nostalgia, o Dia das Mães, principal data comercial no primeiro semestre, acontece no próximo domingo, 12. As vendas para a ocasião, por outro lado, já acontecem há mais de um mês. Com efeito, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$ 7 bilhões nas vendas só no e-commerce.
Neste ano, os brasileiros deverão manter o padrão do ticket médio identificado nos últimos anos, conforme apontam dados levantados em uma pesquisa conduzida pela Gauge e pela Ecglobal. 59% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 200 em compras de presentes.
Além disso, a pesquisa confirma a relevância do phygital como uma importante vitrine para o Dia das Mães. Isso porque enquanto 52% dos entrevistados visitam algum site para ter ideias de presente, outros 45% recorrem às lojas físicas para “dar uma olhadinha” e buscar inspiração.
A consulta conjunta aos canais físicos e digitais descreve um comportamento mais comum, apresentado por consumidores que precisam ser plenamente compreendidos pelas empresas. Isso permite às organizações personalizar a jornada de compra de acordo com os desejos e as necessidades de cada um.
Reforçando a ideia, Adriana Rocha, CEO da Ecglobal, comenta que a personalização e a tecnologia comportamental desempenham papéis fundamentais na jornada de compra do consumidor. Ao unir relacionamentos de valor entre pessoas e marcas a tecnologias avançadas e métodos inovadores, o direcionamento de estratégias de mercado proativas e mais informadas torna-se mais fácil.
Emoções valorizadas
Mais de 70% dos entrevistados avaliam o amor como o sentimento mais representativo ao dar um presente, seguido por carinho, gratidão e afeto. O desejo de expressar essas sensações é o gatilho para experiências mais intimistas e aconchegantes, como a refeição com as mães, por exemplo.
Neste recorte, 52% dos entrevistados preferem o aconchego do lar como local para celebrar a data, ao passo que 47% escolhem fazer uma refeição fora de casa, sendo preferencialmente em uma churrascaria. Este ímpeto oferece às marcas dos setores de alimentos e bebidas uma valiosa oportunidade para fazer parte da comemoração.
A pesquisa levantou que os entrevistados pretendem gastar entre R$ 200,00 a R$ 499,00 em refeições na data comemorativa. Os valores ultrapassam as intenções de gastos com os presentes, o que sugere a valorização do investimento em momentos de proximidade e confraternização para a criação de memórias afetivas.
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