Fundada em 2000, a DEA é uma consultoria especializada na construção e fortalecimento de marcas por meio de estratégias de branding e design. Seu foco é aumentar o reconhecimento, o valor e a relevância de empresas e negócios no mercado. Ao longo de sua trajetória, a DEA já desenvolveu mais de 2.000 projetos para mais de 500 clientes, atuando em diversos setores, como incorporação, indústria, logística, saúde e corporativo.
Com nomes como Nubank, Google, Alpargatas, Dasa, Bueno Netto e Brookfield no portfólio, a DEA atua em duas frentes complementares: Branding & Comunicação e Espaços & Experiências.
"Acompanhamos toda a jornada da marca, sempre atentos ao desafio do negócio para sugerir melhorias que respeitem a essência da empresa. Afinal, cada cliente enfrenta desafios únicos. O que funciona para um, nem sempre será a solução para outro", afirma Mariana Caram, sócia fundadora da DEA.

Na área de Branding & Comunicação, a consultoria oferece soluções como posicionamento de marca, identidade visual, naming, tom de voz, projetos gráficos, embalagens e jornada do consumidor. Já em Espaços & Experiências, a DEA traduz marcas em vivências tangíveis por meio do desenvolvimento de sistemas de sinalização, identidade ambiental e ambientação de espaços.
Como essas frentes se conectam na prática?
A loja conceito da Dengo, na Faria Lima, é um exemplo da atuação da DEA na área de Espaços & Experiências. Neste projeto, a consultoria criou um ambiente que reforça a proposta de valor da marca. “O espaço exalta o processo e a brasilidade, valoriza ingredientes nativos e destaca o trabalho de pequenos produtores locais — elementos centrais na identidade da Dengo", afirma Mariana Caram.

Outro projeto relevante é a reformulação da marca NUQUE (antes LP+A), escritório de arquitetura em que a DEA foi responsável por todo o processo de Branding & Comunicação, incluindo o naming, o conceito da marca e seus desdobramentos comunicacionais. O resultado é uma identidade sólida e alinhada à essência e aos valores do escritório.

A DEA também assinou o projeto de sinalização do Museu das Favelas, desenvolvendo uma identidade visual que amplifica a narrativa cultural e valoriza a presença do público no espaço. Já no IMS Paulista, a consultoria enfrentou o desafio de tornar a circulação mais intuitiva por meio de um sistema de wayfinding que respeitasse a arquitetura do espaço e melhorasse a experiência dos visitantes.
"Acreditamos que o branding vai além do visual. Por isso, construímos marcas que se expressam por meio de experiências concretas. Seja através do espaço, da identidade visual ou da interação com o público, traduzimos conceitos em realidades que engajam e inspiram", complementa Ana Paula Nemoto, sócia da DEA.
Esses projetos evidenciam o reconhecimento da DEA em premiações nacionais e internacionais. Entre os destaques estão: o bronze no The Best Brand Awards, pelo projeto de identidade visual do Movimento Transbordar; o ouro no Prêmio Bornancini de Design, pelo projeto de ambientes profissionais da Belas Artes; o ouro no European Product Design Award, pelo projeto do Relógio do Museu do Ipiranga; e o bronze no BDA, pela estratégia de fachadas da Dasa.
Para seguir inovando, a DEA ampliou sua equipe, trazendo nomes de destaque no branding, como Nathalia Fujii, Marcelo Frankelin, Roberto Fagaraz e Juliana Bezerra, profissionais com passagem por grandes escritórios como FutureBrand e Touch Branding.
"Nossos clientes nos veem como uma consultoria completa, que cria e executa ações de branding e design de forma tangível, com o objetivo de fortalecer a conexão das marcas com as pessoas, tornando-as mais relevantes e duradouras", destaca Silvia Kanayama, sócia da DEA.
COMPARTILHAR ESSE POST