MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Data Warehouse Marketing: defina sua estratégia com mais dados e menos suposições

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de dez. de 2023

CATEGORIA

Performance

É fato que dados são essenciais para o marketing moderno. Eles são responsáveis por permitir que as empresas entendam melhor seus clientes, seus comportamentos e suas necessidades e, com base nessa compreensão, elas podem criar estratégias de marketing mais eficazes e direcionadas. A produção, circulação e armazenamento de dados nas redes digitais, principalmente com o aumento do consumo através dos dispositivos móveis, já é medido hoje em Zettabytes (ZB), algo que equivale a 1 trilhão de Gigabytes. As projeções do IDC – The Digitalization of de World, são de que, até 2025, o total de dados gerados, capturados e replicados no mundo chegará a 175 ZB e continuará a crescer exponencialmente. Só para se ter uma ideia do que isso representa, se fossemos armazenar toda essa quantidade de dados em DVDs (lembra deles?) teríamos uma pilha que daria a volta na terra 222 vezes!

Esse volume inimaginável de informação tornou-se fundamental para o Marketing Digital, que se baseia em tais dados para elaborar estratégias assertivas levando em conta o comportamento dos consumidores e suas preferências. Por isso, hoje, lidar bem com as informações geradas e armazenadas na rede, apesar de um desafio, é questão de sobrevivência para as empresas de qualquer porte ou setor.

A pergunta que se faz, então, é: como as organizações vão conseguir gerenciar tamanha quantidade de dados? A solução passa pelos Data Warehouses, sistemas que vem fazendo a diferença na atuação em  Marketing. Para quem ainda não está familiarizado com ele, um Data Warehouse é uma forma de armazenar dados projetada para suportar todo o processo de tomada de decisões em uma organização.

Ele é um repositório centralizado que coleta, armazena e organiza grandes volumes de dados de diferentes fontes dentro de uma empresa. O objetivo principal de um Data Warehouse é fornecer um ambiente otimizado para análise e relatórios, permitindo que os usuários realizem consultas complexas e obtenham insights estratégicos.

Entre os benefícios práticos desse sistema podemos citar a integração de dados de várias fontes diferentes - como bancos de dados operacionais, sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e de ERP (Enterprise Resource Planning). Além disso, os DW garantem desempenho rápido e eficiente em consultas analíticas complexas, utilizando índices, agregações e outras técnicas de otimização, e são capazes de implementar medidas de segurança rigorosas para garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso aos dados sensíveis da organização.

Ter sua marca assistida por um DW é poder contar com uma dimensão ampla, profunda e detalhada sobre os dados produzidos por sua empresa e seus clientes. Com ele é possível também armazenar todo o histórico de dados produzidos, o que, na prática, faz grande diferença para uma análise mais criteriosa de suas estratégias.

Com a consulta a esse histórico, conseguimos prever campanhas, checar quais estão com as melhores performances e gerar relatórios mais detalhados com insights que direcionam suas estratégias com maior clareza e assertividade. Os DW também possuem a capacidade segmentar clientes com base em dados demográficos, comportamentais e outras variáveis e são eficientes para avaliar o desempenho de produtos e serviços. Tudo isso significa maior facilidade e segurança para antecipar as mudanças de mercado e avaliar o retorno sobre investimento (ROI) de várias iniciativas.

As empresas que ainda fazem uso de ferramentas mais tradicionais para o armazenamento de dados, como servidores físicos e planilhas, não devem perder mais tempo em se atualizar. Só assim conseguirão ter uma visão ampla e objetiva sobre o volume cada vez maior de informações que terão de administrar. Vale ressaltar que, para além da facilitação na administração de grande volume de dados, o uso de WD é uma tendência imprescindível para quem deseja estar à frente no mercado.

*Bruno Cunha Lima é engenheiro e sócio-fundador e COO da Kipiai, empresa voltada para trazer inteligência ao Marketing Digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme