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DAM e go-to-market e os impactos no lançamento de produtos

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

12 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

A partir do momento em que um produto é concebido e passa a fazer parte das metas de vendas da empresa, inicia-se uma etapa de disseminação de informações e produção de conteúdos para todas as camadas e canais comerciais. Essa sequência inclui desde o design da embalagem, fotos e vídeos de comunicação e campanhas, documentos, até materiais de apoio.

Logo, a capacidade da empresa em reverberar esses ativos de maneira eficiente e escalável é fundamental. No entanto, em um ambiente cada vez mais plural, isso se torna um desafio significativo. A necessidade de manter a integridade e a consistência na comunicação para escalar e distribuir os materiais no timing correto são fatores críticos. Uma falha nesse processo pode resultar no envio de informações desatualizadas, imagens erradas ou fora de compliance ou até fora de vigência de utilização e direitos de uso, comprometendo campanhas e estratégias bem planejadas.

Apesar disso, a governança das informações e materiais digitais é frequentemente negligenciada por indústrias e marcas. E manter a integridade e constância desses ativos é tão importante quanto a velocidade com que essa comunicação chega ao mercado. Afinal, a rapidez na veiculação de campanhas e coleções é crucial para a conversão.

Nesse cenário, empresas que subestimam essa necessidade correm um grande risco de perder terreno para concorrentes mais ágeis e inovadores.

O impacto do DAM no sucesso do go-to-market

Os varejistas que estão na vanguarda digital compreendem a importância de centralizar, controlar e distribuir seus materiais em grande escala. Nesse sentido, o DAM (Digital Asset Management) entra como um grande aliado estratégico dessas corporações na unificação da comunicação e na aceleração do go-to-market.

Com essa solução, as empresas podem garantir que todos os departamentos e parceiros externos recebam as informações corretas e atualizadas, minimizando erros e retrabalhos. Processos que levam até 45 dias para serem realizados passam a ser concluídos em apenas 4 horas, sem a necessidade de intervenção humana e com distribuição simultânea para mais de 30 canais.

Além disso, a tecnologia poupa às equipes envolvidas 208 horas de trabalho por ano, o que equivale a 26 dias dedicados à criação de campanhas de marketing. Ao melhorar a eficiência operacional, proporcionando agilidade no lançamento de produtos, o DAM ajuda a economizar recursos e viabiliza um retorno sobre investimento mais rápido e até 200% maior.

Por isso que empresas como a Havaianas já apostam no DAM para gerenciar seus portfólios. A marca icônica de chinelos utiliza esse sistema para garantir que suas campanhas globais sejam adaptadas de maneira consistente para diferentes mercados regionais, mantendo a integridade da empresa e acelerando o tempo de entrada no comércio.

Esses dados e cases mostram que, em um ambiente dinâmico e competitivo, a gestão eficaz de ativos digitais é crucial para o sucesso na positivação. Nesse contexto, o DAM é um aliado estratégico, pois possibilita que as empresas escalem sua comunicação de forma eficiente e precisa, sincronizando marketing e operações comerciais com a agilidade exigida pelo cenário atual, assegurando lançamentos bem-sucedidos e reforçando a posição das marcas no setor.

*Adalberto Generoso é cofundador e CEO da Yapoli, empresa gestão de ativos digitais do Brasil, que tem como clientes grandes nomes da indústria brasileira, como Flamengo, Petrobrás, Havaianas, Habib’s e Portobello.

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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