MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Curiosidade e coragem são chave para a inovação e criatividade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de abr. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

Vivemos num mundo acelerado e disruptivo, no qual novas tendências, inovações e tecnologias podem revolucionar repentinamente os hábitos, costumes e visões da sociedade. Diante de um universo tão veloz e em permanente transformação, inovar é um desafio constante e que requer dois elementos essenciais em qualquer área de atuação: coragem e criatividade.

No universo criativo, a coragem é o ponto de partida que nos move a pensar e agir fora da caixa e da zona de conforto, assumindo riscos, sem medo de ousar e, assim, ocupar de forma pertinente o espaço em que habitamos. Entretanto, para criar conexões genuínas e alinhadas ao negócio é fundamental entender o contexto em que se está inserido e quais são os interesses das pessoas que fazem parte deste ambiente.

Já a curiosidade é o motor que impulsiona a inovação, promovendo soluções criativas através da união de ideias e referências. É estar aberto para o novo, ao diálogo e buscar conhecimento através das artes plásticas, literatura, teatro e cinema, tudo o que nos toca e emociona. A delícia desta jornada é justamente fazer a junção de tudo isso com os espaços em que se ocupa na sociedade.

Em outra frente, as pessoas estão buscando cada vez mais uma vida minimalista, com menos quantidade e mais qualidade. O desafio aqui é conseguir capturar esse interesse que transita entre o simples e o sofisticado. E, para unir esses dois mundos tão diferentes, é necessário fazer um exercício de fechar os olhos e se abrir para dentro, num movimento de introspecção.

A indústria da moda vive, há anos, uma onda inovadora e disruptiva. Essa tendência tem um forte impacto sobre o Brasil, que está entre os dez maiores mercados do mundo da moda. São cerca de 18 mil empresas produzindo vestuário, com um faturamento superior a R$ 150 bilhões ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Nesse extraordinário universo da moda, ser criativo e inovador exige, acima de tudo, muita escuta, observação e perspicácia. O público que consome a moda transita em várias esferas e tem características variadas, diferentes faixas etárias, gostos e estilos. Logo, é preciso procurar entender esse público, as estratégias da empresa, o mercado, os fornecedores e clientes, além de estar informado sobre negócios, tecnologia e entretenimento.

Inovação não é só sobre criar, mas também sobre ressignificar. Nesse sentido, a sustentabilidade também vem ocupando espaço relevante para muitas marcas e designers. Nos últimos anos, a crescente preocupação com os impactos ambientais da produção de roupas levou ao surgimento de inúmeras iniciativas dentro da moda circular. Do uso de materiais reciclados e certificados até a meta de aterro zero, é urgente estarmos atentos para essa pauta e em busca de inovações que tornem a indústria mais ecologicamente responsável.

Para estimular a criatividade e inovação é fundamental fazer essa colagem entre o contemporâneo e a tradição. Implementar novos processos, produtos ou serviços é sempre bem-vindo, desde que não se perca a essência. Isso porque, para fazer sentido, a inovação deve caminhar junto com as ações e valores conquistados ao longo dos anos.

É justamente essa sinergia entre dois ambientes distintos, a inovação e a tradição, que proporciona potencial transformador, abrindo amplas possibilidades de negócios, em consonância com uma sociedade que vive um processo de constante mutação.

*Cristiano Pio é head de Branding da Animale

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme