MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Cuidar das finanças da empresa inclui enxergar Marketing como investimento

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de abr. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Para as empresas que desejam prosperar com propósito e leveza, a primeira providência é deixar de enxergar o marketing como um custo ou despesa. Na verdade, o marketing é um investimento muito necessário, que deve estar no coração do seu negócio. Afinal, é por meio dele que você irá sanar uma dor ou garantir um ganho ao seu cliente, e isso irá torná-lo fiel a você. O marketing é um investimento porque todo desembolso que tem por objetivo trazer aumento de receita inclui uma expectativa de retorno. No relatório financeiro da empresa, o valor destinado às ações de marketing pode até aparecer como desembolso, mas é importante que as lideranças encarem com seriedade essas questões, mirando o futuro. Além disso, todo negócio que priorize em seu planejamento financeiro o crescimento do faturamento precisa, necessariamente, prever um investimento em marketing em todas as suas esferas. Refiro-me aos esforços ligados a vendas, à experiência do cliente, com uma comunicação assertiva a respeito do seu produto ou serviço – ou seja, os “4 Ps” que os mestres Jerome McCarthy e Philip Kotler enumeram como bases do marketing: produto, preço, praça e promoção. Na prática, dentro do planejamento estratégico da empresa, o marketing deve entrar como impulsionador do crescimento e do faturamento. E é preciso medir isso, sabendo que o resultado não é imediato: investir em marketing não significa que, no dia seguinte, vários novos clientes irão bater na sua porta. São investimentos que envolvem a construção da marca e posicionamento, seu nome e reputação, e para isso englobam mais que o seu lançamento e manutenção, mas também o controle de toda a sua comunicação. Uma divulgação assertiva significa falar com seu público-alvo, mas também conhecer a fundo e manter o foco no nicho atendido pelo seu cliente. E lembre-se: todo investimento busca um retorno mensurável!  *Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme