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Criadores de conteúdo impulsionam e influenciam compras online

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Tempo de Leitura 3 min

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8 de ago. de 2024

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Notícias

Cada vez mais criadores de conteúdo estão impactando a economia. Uma mera indicação em um vídeo é capaz de esgotar um produto em minutos e uma crítica é capaz de afastar clientes de uma loja. Uma pesquisa recente do eMarketer mostrou que quase metade dos consumidores dos Estados Unidos (49,5%) já relatou ter sido influenciado por criadores de conteúdo para realizar compras nas redes sociais.

A efeito de comparação, apenas 10,7% citam o conteúdo de jornais, revistas e emissoras como influentes em decisões de compra. De acordo com o estudo intitulado de “Affiliate Marketing Consumer Attitudes 2024”, feito em parceria com a Partnerize, o contraste demonstrado acima destaca o poder crescente dos creators no mercado digital, especialmente entre as gerações mais jovens.

A autenticidade e conexão pessoal que os creators carregam é a chave desse sucesso, segundo o diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em Marketing de influência, Fabio Gonçalves. Ele explica que ao compartilharem suas vidas, opiniões e recomendações de forma genuína, geram um alto nível de confiança entre os seguidores.

Mas engana-se que basta apenas escolher um criador de conteúdo por carisma ou número de seguidores. É essencial selecionar alguém que realmente se relaciona com o produto e tem afinidade com seus valores, segundo Fabio. A escolha deve ser estratégica, buscando influenciadores cuja audiência confia em suas recomendações porque vê autenticidade nelas.

Quando o criador usa e acredita genuinamente no produto, a conexão com o público é fortalecida, aumentando a eficácia da campanha. Assim, a marca garante que suas parcerias de Marketing de influência sejam não apenas visíveis, mas também confiáveis e impactantes.

A impessoalidade é o que faz com que eles cresçam e os meios tradicionais percam espaço. Os anúncios tradicionais muitas vezes são vistos como genéricos, sem o toque pessoal que os criadores de conteúdo conseguem transmitir. Fabio explica que isso pode reduzir a confiança e a influência dessas marcas.

Formatos atrativos

A pesquisa aponta também quais são os formatos de anúncio mais confiáveis na opinião dos consumidores. Anúncios em vídeos aparecem em primeiro, seguido de conteúdo patrocinado, anúncios de afiliados, anúncios direcionados e, por último, anúncios em banner. Na visão de Fabio, os resultados do levantamento destacam uma tendência clara na preferência dos consumidores por formatos de anúncio mais envolventes e personalizados.

Os anúncios em vídeo lideram porque oferecem uma experiência visual rica e podem contar histórias de maneira mais eficaz, criando uma conexão emocional com o público. O conteúdo patrocinado vem em seguida, pois é integrado de forma natural no contexto do conteúdo que os consumidores já estão interessados em consumir, o que aumenta a confiança.

Anúncios de afiliados são confiáveis devido à recomendação direta de criadores de conteúdo, que geralmente testam e aprovam os produtos antes de promovê-los. Anúncios direcionados, embora relevantes, ainda enfrentam preocupações com privacidade, e, por fim, anúncios em banner são vistos como intrusivos e menos eficazes, muitas vezes ignorados pelos consumidores. Essa ordem apenas ratifica a busca dos consumidores por autenticidade e relevância nas suas experiências de compra, segundo Fabio.

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, em que 1.378 consumidores foram entrevistados entre 3 de maio e 11 de maio de 2024. Os respondentes foram selecionados para alinhar com a população dos EUA nos critérios de idade (entre 15 e 77 anos), gênero, renda familiar e raça/etnia. A pesquisa foi realizada por um fornecedor de amostras terceirizado. Os dados têm uma margem de erro de +/-2,6 pontos percentuais no intervalo de confiança de 95%.

Leia também: Impactos da IA, voz e influenciadores no Marketing de performance

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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