MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Crescimento das pequenas e médias cidades traz oportunidades para empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A pandemia do COVID-19 fez com que o trabalho remoto passasse a ser uma opção e, com isso, foi possível viver em regiões que historicamente não ofereciam trabalho para alguns profissionais. Muitos profissionais acabaram migrando para o interior para ter uma qualidade de vida melhor e com custo mais barato. Essa migração ocasionou no crescimento de pequenas e médias cidades, consideradas pelos trabalhadores como alternativas para as grandes áreas metropolitanas.

Os dados não mentem: o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28), mostrou uma redução inédita no número de habitantes na maioria das metrópoles do país. Salvador, por exemplo, foi o município que mais perdeu população, diminuindo de 2,7 milhões de habitantes para 2,4 milhões em 12 anos.

Além da capital baiana, Itabuna (também na Bahia), teve uma grande retração percentual. A capital do Rio de Janeiro foi o segundo município que mais perdeu população desde 2010. Além dela, São Gonçalo (RJ) teve uma queda de 10,3%.

O que isso significa em termos de oportunidades?

Para algumas cidades pequenas e médias, esta é uma oportunidade de combater o envelhecimento da população e injetar dinheiro nos cofres municipais. Os investimentos antes destinados às metrópoles em Cultura, Educação, Saúde e Moradia podem - e devem -  ser aproveitados.

Se nas capitais a bolha imobiliária impede que moradores locais da classe trabalhadora comprem ou aluguem imóveis devido aos altos preços, no interior as oportunidades passam a ser maiores. Cabe ao poder municipal começar a oferecer soluções às empresas para que o crescimento seja equilibrado e não espante a nova população. A expectativa é de que as empresas passem a focar seus esforços de Marketing nestas cidades.

Dados de 2020 já mostravam que o crescimento das cidades menores vinha impulsionando o consumo. Segundo relatório da consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu perto de 15%. Já nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi mais acelerado, de 23%.

Mudanças

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, 95% dos municípios do Brasil possuíam menos de 100 mil habitantes e 45% da população do país residia nestas cidades, que representavam 30% do PIB nacional. Dessa vez, sete dessas cidades superam 100 mil habitantes após aumento acima de 40%.

Os dados divulgados pelo IBGE também mostraram um crescimento populacional no Centro-Oeste a partir das capitais - única região do país onde houve aumento em todas elas. As taxas superam 10% em todas as três capitais estaduais: Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Clube Mundo do Marketing

Leia também: Consumo de alimentos orgânicos no Brasil cresce 16% em 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme