Metade dos brasileiros consumirá menos produtos do setor de alimentos e bebidas durante a Copa do Mundo. É o que mostram os dados coletados pela pesquisa Consumo de Futebol no Brasil, realizada pela Toluna. Os resultados mostram, ainda, que as dificuldades do setor se estenderão também ao mercado de delivery de alimentos.
Para ambos os setores, as dificuldades serão provocadas pelo mesmo vilão: o atual cenário econômico brasileiro. 57% dos respondentes da pesquisa afirmaram que as dificuldades impostas pelo momento econômico do país irão comprometer o fluxo de consumo durante o período da Copa. Deste total, 38% disseram que o impacto deverá afetar um pouco, e 18% responderam que a economia deverá impactar completamente.
Analisando de perto os grupos de respondentes, a pesquisa identificou dois extremos quanto ao consumo de alimentos e bebidas: 33% dos respondentes disseram que vão consumir um pouco menos, enquanto 17% afirmaram que vão consumir muito menos. Entre os dois pólos da amostra, estão os entrevistados que declararam que vão manter o consumo de sempre (16%), e os que pretendem consumir o mesmo de sempre ou mais (9%).
Já a medição sobre a frequência e custo dos pedidos de alimento por delivery durante os jogos indicou que, dos 50% de respondentes afetados pela crise econômica, 33% disseram que o aumento do custo de vida pouco impactará a frequência dos pedidos. Na outra ponta, 17% da amostra afirmou que a inflação deverá afetar completamente a relação com os aplicativos de delivery.
Andréa Barbosa, Diretora da Toluna, pontua que, embora o evento da Copa ocupe um espaço especial na mente dos brasileiros, a crise econômica afeta as rotinas de planejamento e compras dos consumidores. Afetados pelas mudanças da economia, os torcedores tendem a preferir formas mais simples de confraternização, feitas em casa e de custo mais baixo.
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