A Copa do Mundo Feminina começou nesta quinta-feira (20). Enquanto aguardam a estreia da Seleção Brasileira, que acontecerá na próxima segunda-feira (24), contra o Panamá, os brasileiros movimentam a Internet com conversas sobre o torneio.
Em um período de um mês - entre 16 de maio e 16 de julho - foram registradas 21 mil conversas nas redes sociais sobre a Copa do Mundo Feminina, envolvendo mais de 10 mil usuários, conforme aponta um estudo realizado em conjunto pela Stilingue e pela NWB.
De acordo com o levantamento, o primeiro grande pico de menções aconteceu no dia 27 de junho, data da convocação oficial da técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, para o mundial. Sozinho, o assunto teve 783 publicações, e engrossou o total de 2 mil publicações registradas naquele dia. Nesse contexto, o estudo aponta que a tradicional corneta brasileira não ficou de fora da conversa.
Embora a sentimentalização medida pela pesquisa tenha mostrado que, em geral, a convocação tenha sido bem aceita pelo público, a insatisfação da torcida veio com a não convocação de Cristiane, veterana atacante que joga pelo Santos. Termos como "sacanagem", "não me conformo", "indignação" e "fim da linha", se destacaram entre essas conversas.
Outros picos de menções aconteceram no dia 2 de julho, quando a goleada do Brasil em amistoso contra o Chile totalizou 827 publicações sobre o assunto, e no dia 15 de julho, 15 de julho, quando o foco principal do debate online circulou ao redor das possíveis mudanças na jornada de trabalho durante os dias dos jogos da Seleção. Naquele dia, mais de 1.100 posts tratavam sobre o assunto.
Convites para a conversa
Além da convocação e dos amistosos realizados pela Seleção antes do embarque para a Oceania, outros tópicos, baseados na participação do Brasil na Copa do Mundo, ganharam destaque no período avaliado.
Nesse sentido, marcas que se dedicaram a promover o debate sobre a valorização do futebol feminino colecionaram bons números de engajamento nas redes sociais. A campanha "Vem com elas!", promovida pela Visa em parceria com a Sicredi, mobilizou cerca de 2,5 mil mensagens que abordaram a importância da popularização do futebol praticado por mulheres.
Outra ação que gerou grande repercussão entre os internautas foi o vídeo produzido pela Orange, patrocinadora da seleção francesa. A empresa utilizou táticas de VFX para substituir o rosto de jogadoras pelo de estrelas masculinas, para mostrar de forma criativa que as mulheres são tão capazes de realizar jogadas de habilidade quanto os homens.
Já o McDonald's, patrocinador da transmissão dos jogos pela CazéTV, trouxe para o cardápio um novo hambúrguer, o "Brabo", que remete aos sabores brasileiros. A campanha de lançamento do novo sanduíche conta com Galvão Bueno narrando a escalação dos ingredientes. Como resultado, na última quinzena, o lançamento protagonizou os posts que mais se destacaram em engajamento no Twitter e Instagram da marca.
Além disso, nomes como Manuela D'Ávila, Ricardo Amorim, Isabela Pagliari e Filipe Frossard inflaram as narrativas sobre a Copa do Mundo Feminina no Brasil, bem como os portais de notícia, que representaram 66% do total de conversas monitoradas.
Memes marcam presença
Nas redes sociais, o Desimpedidos, canal com mais de 9,5 milhões de inscritos no YouTube e 7,2 milhões de seguidores no Instagram, fez uma publicação sobre a Copa do Mundo Feminina, trazendo em um carrossel alguns memes que demonstram a expectativa do público brasileiro para o evento.
O post recebeu mais de 100 mil interações, performando na média esperada para o perfil, mesmo em comparação com outras publicações sobre temas como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e assuntos relacionados aos grandes clubes do futebol masculino brasileiro.
Para a Senior Content Insights Analyst da NWB, Danielli Franco, as conversas sobre a Copa do Mundo Feminina podem resgatar a torcida e incentivar a Seleção, e por isso, canais digitais como o Desimpedidos têm o importante papel de informar e entreter a comunidade sobre o mundial.
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