O Dia dos Pais se aproxima e, com a data, as buscas na internet por presentes se multiplicam. Em 2022, os shoppings tiveram alta de 10,9% nas vendas, segundo pesquisa do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). E a expectativa para 2023 é de expansão - de 4% a 8%, de acordo com diferentes institutos.
A expectativa de aumento das vendas traz à memória a informação de um dado curioso: 26% dos brasileiros têm dificuldades para definir o presente ideal para os pais, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Google para a data.
Pensando nisso, e sabendo que o clube dos pais é formado por indivíduos de características bastante particulares, a Navegg identificou em um levantamento recente os 10 perfis que distinguem os papais brasileiros - uma distinção que oferece uma dica do presente certo ideal para cada tipo de pai.
O “paizão”
Formado por mais de 6,8 milhões de pessoas, o grupo dos paizões compõe a maior parte da divisão feita pela Navegg. Neste clube, são admitidos os pais que ajudam as com atividades domésticas, não são muito habilidosos na cozinha e estão sempre prontos para levar o filho ao futebol, por exemplo.
Além disso, os membros do “clube do paizão” ajudam os filhos com o dever de casa e dão broncas quando necessário, mas acima de tudo, sempre deixam transparecer seu amor e carinho pela família. A lista de interesses deste perfil inclui a apreciação de cervejas, vinhos e outras bebidas, além de uma boa roupa para ir trabalhar.
Pai Leitor
Segundo maior grupo da lista, o perfil “pai leitor” é formado por 4.680.000 pessoas, que adoram programas culturais, como cinema e teatro, além de ouvir boa música e, como o nome sugere, compartilham o interesse por literatura.
Este interesse vai muito além dos livros, e os pais leitores também apreciam artigos de cultura e arte em geral, fazem buscas na internet sobre ciência, blogs e política e consomem cursos de pós-graduação, viagens, turismo e tecnologia.
Pai "Faz Tudo"
Dizem que não há nada que um beijo de mãe não possa curar, e não há nada tão quebrado que um pai não possa consertar. Terceiro colocado no ranking feito pela Navegg, o pai "faz tudo" descreve o grupo de pais que sabem consertar todo o tipo de problema manual, desde os domésticos até os mecânicos.
Este grupo é formado por 4.142.000 pessoas, que foram agrupadas por compartilharem a busca de conteúdos na internet sobre investimentos, veículos e tecnologia, além de demonstrarem a intenção de compra de vestuário adulto, negócios e serviços, entretenimento e cultura.
Mães que são pais
O levantamento não se esqueceu das mães que assumiram o papel de pais na criação de seus filhos. No Brasil, entre janeiro e abril deste ano, 60.295 bebês não receberam o nome do pai - o que representa 6,8% do total de 874.166 nascimentos contabilizados pelos cartórios no período de acordo com Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).
Neste contexto, o clube das mulheres que desempenham ambas as funções é formado por 4.118.000 de pessoas. Em comum, as mamães-papais buscam conteúdos sobre dicas para a casa, bem-estar e família na internet e têm intenção de compra em eventos e datas especiais, comidas e bebidas, viagens e turismo.
Outros perfis Os “pais caseiros”, compostos por 3.973.000 pessoas, são aqueles que, por conta da rotina exaustiva durante a semana, preferem passar mais tempo em casa com a família, especialmente com seus filhos durante os momentos de folga.
Essa persona se interessa por conteúdos relacionados a casa e construção, datas comemorativas e tecnologia pessoal, e seus produtos preferidos estão diretamente relacionados com o ambiente domiciliar, como artigos de cozinha e churrasco, bebidas e plataformas de streaming de filmes e séries de TV.
Já os “pais outdoor” seguem o caminho inverso. Formado 2.495.000 pessoas, este perfil é composto por pessoas que amam estar em contato com a natureza, desfrutando de atividades ao ar livre, como fazer uma trilha ou ir à praia. Eles buscam na internet conteúdos sobre esporte, veículos e meteorologia e têm intenção de compra em carros, artigos fitness e eletrônicos. Mesclando interesses comuns aos dois perfis anteriores, o clube do "pai atleta", conta com 2.235.000 pais que se exercitam religiosamente, se alimentam bem e adoram manter o corpo e a mente saudáveis. Os integrantes desse perfil compartilham as buscas na internet sobre saúde, animais de estimação, culinária, e tendem a adquirir acessórios de moda, beleza, entretenimento e cultura. Outro perfil identificado pelo levantamento descreve o grupo dos “pais festeiros”. Formado por pais com interesses em eventos como concertos, shows, festivais musicais e gastronômicos, este grupo compartilha interesses de compra em itens como comidas e bebidas, ingressos para eventos, viagens e turismo, acessórios de moda e beleza, além de produtos e serviços relacionados à música. Penúltimo perfil mapeado pela Navegg, o "pai vaidoso", formado por 1.868.000 usuários, têm interesses em conteúdos sobre cultura, saúde e intenções de compra em itens de moda, acessórios e perfumaria. O estudo destacou, também, o "pai gamer". Os 1.160.000 membros do grupo possuem interesses em produtos como jogos eletrônicos, consoles, acessórios e periféricos do mundo gamer, além de consumir conteúdo voltado para temas como cinema e streaming. Leia também: Chay, Cauã, Titto e DG: celebridades protagonizam campanhas para o Dia dos Pais
COMPARTILHAR ESSE POST