MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Conheça os 10 perfis que classificam os pais brasileiros em gostos e interesses

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

9 de ago. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O Dia dos Pais se aproxima e, com a data, as buscas na internet por presentes se multiplicam. Em 2022, os shoppings tiveram alta de 10,9% nas vendas, segundo pesquisa do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). E a expectativa para 2023 é de expansão - de 4% a 8%, de acordo com diferentes institutos.

A expectativa de aumento das vendas traz à memória a informação de um dado curioso: 26% dos brasileiros têm dificuldades para definir o presente ideal para os pais, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Google para a data.

Pensando nisso, e sabendo que o clube dos pais é formado por indivíduos de características bastante particulares, a Navegg identificou em um levantamento recente os 10 perfis que distinguem os papais brasileiros - uma distinção que oferece uma dica do presente certo ideal para cada tipo de pai.

O “paizão”

Formado por mais de 6,8 milhões de pessoas, o grupo dos paizões compõe a maior parte da divisão feita pela Navegg. Neste clube, são admitidos os pais que ajudam as com atividades domésticas, não são muito habilidosos na cozinha e estão sempre prontos para levar o filho ao futebol, por exemplo.

Além disso, os membros do “clube do paizão” ajudam os filhos com o dever de casa e dão broncas quando necessário, mas acima de tudo, sempre deixam transparecer seu amor e carinho pela família. A lista de interesses deste perfil inclui a apreciação de cervejas, vinhos e outras bebidas, além de uma boa roupa para ir trabalhar.

Pai Leitor

Segundo maior grupo da lista, o perfil “pai leitor” é formado por 4.680.000 pessoas, que adoram programas culturais, como cinema e teatro, além de ouvir boa música e, como o nome sugere, compartilham o interesse por literatura.

Este interesse vai muito além dos livros, e os pais leitores também apreciam artigos de cultura e arte em geral, fazem buscas na internet sobre ciência, blogs e política e consomem cursos de pós-graduação, viagens, turismo e tecnologia.

Pai "Faz Tudo"

Dizem que não há nada que um beijo de mãe não possa curar, e não há nada tão quebrado que um pai não possa consertar. Terceiro colocado no ranking feito pela Navegg, o pai "faz tudo" descreve o grupo de pais que sabem consertar todo o tipo de problema manual, desde os domésticos até os mecânicos.

Este grupo é formado por 4.142.000 pessoas, que foram agrupadas por compartilharem a busca de conteúdos na internet sobre investimentos, veículos e tecnologia, além de demonstrarem a intenção de compra de vestuário adulto, negócios e serviços, entretenimento e cultura.

Mães que são pais

O levantamento não se esqueceu das mães que assumiram o papel de pais na criação de seus filhos. No Brasil, entre janeiro e abril deste ano, 60.295 bebês não receberam o nome do pai - o que representa 6,8% do total de 874.166 nascimentos contabilizados pelos cartórios no período de acordo com Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).

Neste contexto, o clube das mulheres que desempenham ambas as funções é formado por 4.118.000 de pessoas. Em comum, as mamães-papais buscam conteúdos sobre dicas para a casa, bem-estar e família na internet e têm intenção de compra em eventos e datas especiais, comidas e bebidas, viagens e turismo.

Outros perfis Os “pais caseiros”, compostos por 3.973.000 pessoas, são aqueles que, por conta da rotina exaustiva durante a semana, preferem passar mais tempo em casa com a família, especialmente com seus filhos durante os momentos de folga.

Essa persona se interessa por conteúdos relacionados a casa e construção, datas comemorativas e tecnologia pessoal, e seus produtos preferidos estão diretamente relacionados com o ambiente domiciliar, como artigos de cozinha e churrasco, bebidas e plataformas de streaming de filmes e séries de TV.

Já os “pais outdoor” seguem o caminho inverso. Formado 2.495.000 pessoas, este perfil é composto por pessoas que amam estar em contato com a natureza, desfrutando de atividades ao ar livre, como fazer uma trilha ou ir à praia. Eles buscam na internet conteúdos sobre esporte, veículos e meteorologia e têm intenção de compra em carros, artigos fitness e eletrônicos. Mesclando interesses comuns aos dois perfis anteriores, o clube do "pai atleta", conta com 2.235.000 pais que se exercitam religiosamente, se alimentam bem e adoram manter o corpo e a mente saudáveis. Os integrantes desse perfil compartilham as buscas na internet sobre saúde, animais de estimação, culinária, e tendem a adquirir acessórios de moda, beleza, entretenimento e cultura. Outro perfil identificado pelo levantamento descreve o grupo dos “pais festeiros”. Formado por pais com interesses em eventos como concertos, shows, festivais musicais e gastronômicos, este grupo compartilha interesses de compra em itens como comidas e bebidas, ingressos para eventos, viagens e turismo, acessórios de moda e beleza, além de produtos e serviços relacionados à música. Penúltimo perfil mapeado pela Navegg, o "pai vaidoso", formado por 1.868.000 usuários, têm interesses em conteúdos sobre cultura, saúde e intenções de compra em itens de moda, acessórios e perfumaria. O estudo destacou, também, o "pai gamer". Os 1.160.000 membros do grupo possuem interesses em produtos como jogos eletrônicos, consoles, acessórios e periféricos do mundo gamer, além de consumir conteúdo voltado para temas como cinema e streaming. Leia também: Chay, Cauã, Titto e DG: celebridades protagonizam campanhas para o Dia dos Pais

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme