MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como os brasileiros se relacionam com as marcas no WhatsApp?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Cerca de 147 milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp, conforme dados divulgados pela Statista. O número corresponde a 99% dos internautas do país e evidencia o potencial do aplicativo como uma poderosa ferramenta de comunicação em estratégias de Marketing.

Mais do que apenas utilizar a ferramenta, os brasileiros têm o WhatsApp como parte de seu dia-a-dia. 59% dos entrevistados para o Relatório WhatsApp no Brasil, do Opinion Box, afirmam abrir o app várias vezes ao dia, enquanto 36% disseram que o serviço de mensagens permanece aberto 24 horas.

Neste contexto, 79% dos usuários aproveitaram as ocasiões de uso para conversar com marcas e empresas. Tirar dúvidas e pedir informações (77%) foi a principal finalidade de contato citada pelos entrevistados. Em seguida, aparecem as interações de suporte técnico (67%) e a compra de produtos e serviços (58%).

Na prática, 66% dos respondentes disseram já ter contratado um serviço e outros 62% compraram produtos através do aplicativo de mensagens, conhecido por abrigar grandes empresas e pequenos empreendedores na versão business.

Do outro lado da moeda, a abordagem das marcas aos consumidores deve ser feita de forma cautelosa. 49% dos entrevistados disseram que não se importam em receber publicidade no WhatsApp, desde que tenham fornecido o seu número à empresa anunciante.

Oportunidades em ascensão

O estudo aponta que as mensagens de texto (93%) seguem sendo a modalidade de conversa favorita dos entrevistados, enquanto as chamadas de voz, particularmente interessantes para os canais de atendimento no aplicativo, gozam da preferência de 69% dos respondentes.

Outro fator amigável à comunicação empresarial é o fato de que a maioria dos entrevistados consultados (34%) deixam ativas as notificações para todos os tipos de mensagens. Outros 34% disseram que bloqueiam apenas algumas pessoas e/ou grupos.

De modo geral, a tendência é que a utilização do WhatsApp cresça ainda mais nos próximos anos. 37% dos entrevistados afirmaram já estar utilizando o app com mais frequência do que nos anos anteriores, e 25% planejam ficar online por mais tempo nos próximos 12 meses.

Leia também: Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil

Marketing Conversacional

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme