Cerca de 147 milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp, conforme dados divulgados pela Statista. O número corresponde a 99% dos internautas do país e evidencia o potencial do aplicativo como uma poderosa ferramenta de comunicação em estratégias de Marketing.
Mais do que apenas utilizar a ferramenta, os brasileiros têm o WhatsApp como parte de seu dia-a-dia. 59% dos entrevistados para o Relatório WhatsApp no Brasil, do Opinion Box, afirmam abrir o app várias vezes ao dia, enquanto 36% disseram que o serviço de mensagens permanece aberto 24 horas.
Neste contexto, 79% dos usuários aproveitaram as ocasiões de uso para conversar com marcas e empresas. Tirar dúvidas e pedir informações (77%) foi a principal finalidade de contato citada pelos entrevistados. Em seguida, aparecem as interações de suporte técnico (67%) e a compra de produtos e serviços (58%).
Na prática, 66% dos respondentes disseram já ter contratado um serviço e outros 62% compraram produtos através do aplicativo de mensagens, conhecido por abrigar grandes empresas e pequenos empreendedores na versão business.
Do outro lado da moeda, a abordagem das marcas aos consumidores deve ser feita de forma cautelosa. 49% dos entrevistados disseram que não se importam em receber publicidade no WhatsApp, desde que tenham fornecido o seu número à empresa anunciante.
Oportunidades em ascensão
O estudo aponta que as mensagens de texto (93%) seguem sendo a modalidade de conversa favorita dos entrevistados, enquanto as chamadas de voz, particularmente interessantes para os canais de atendimento no aplicativo, gozam da preferência de 69% dos respondentes.
Outro fator amigável à comunicação empresarial é o fato de que a maioria dos entrevistados consultados (34%) deixam ativas as notificações para todos os tipos de mensagens. Outros 34% disseram que bloqueiam apenas algumas pessoas e/ou grupos.
De modo geral, a tendência é que a utilização do WhatsApp cresça ainda mais nos próximos anos. 37% dos entrevistados afirmaram já estar utilizando o app com mais frequência do que nos anos anteriores, e 25% planejam ficar online por mais tempo nos próximos 12 meses.
Leia também: Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST