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Como estruturar a logística no e-commerce para superar desafios da alta demanda?

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Tempo de Leitura 4 min

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11 de dez. de 2023

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Após a Black Friday, os consumidores agora voltam suas atenções para as festas de fim de ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), os brasileiros estão mais dispostos a gastar. Isso gerou impactos positivos na Black Friday deste ano e pode interferir diretamente nas vendas do Natal, que ainda de acordo com o levantamento, pode ter um aumento de 5,6% nas vendas durante o período. Outra pesquisa realizada pela Meta, apontou que 87% das pessoas irão gastar com compras de fim de ano somente para o Natal e 64% pretendem comprar online.

Para Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, as marcas devem estar muito atentas à alta demanda durante o período. Apesar de alguns lojistas estarem preocupados somente com promoções e preços, existem outros fatores que não podem ser ignorados, como a logística de envio.

“A logística de envio é uma das mais importantes durante as vendas e afeta diretamente a experiência do consumidor. Ela deve ser uma das maiores preocupações dos negócios, principalmente neste período, em que existe uma alta demanda de pedidos e grandes expectativas dos clientes. Entregar de forma fácil, rápida e correta pode determinar sua relação com a marca”, comenta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

Pensando em ajudar as empresas com essa etapa, o especialista separou algumas dicas para otimizar o envio dos produtos.

Planeje todo o percurso da entrega

Mapear todas as rotas, desde a origem até o destino, possibilita ter uma visão mais ampla das entregas e identificar o percurso mais eficiente em termos de tempo e custos. Além disso, essa previsão ajuda a enxergar possíveis imprevistos e, caso necessário, pensar em alternativas para que as entregas sigam o fluxo e não sofram impactos que resultem em uma má experiência do consumidor.

Invista em transparência

Hoje, as novas tecnologias incrementam consideravelmente a experiência das marcas e dos consumidores. Nos processos de envio, por exemplo, os clientes podem acompanhar em tempo real onde está a encomenda, em quantos dias chegará ou se houve algum tipo de problema no percurso.

“Essa opção traz transparência entre o comprador e a loja. Manter o cliente informado de todas as etapas eleva a probabilidade de ele ficar satisfeito, já que saberá com precisão quando terá o produto”, explica Hawan.

Implemente a logística reversa

O Natal é um período de alta demanda e pedidos. Isso exige que os negócios se preparem para qualquer tipo de solicitação que envolva o estoque e o reenvio de mercadorias. Caso haja algum contratempo, como pedidos de troca ou produtos com defeitos, as empresas precisam oferecer medidas rápidas e fáceis para não interferir na experiência do consumidor, com processos desburocratizados. É o caso da logística reversa.

“A logística reversa possibilita que o consumidor devolva o item comprado de forma simples e prática. É preciso definir um ponto próximo para que o cliente deposite o objeto a ser trocado, ou até o mesmo sugerir retirada em domicílio. Com isso, as empresas conseguem reutilizar o produto e enviar um novo, seguindo as mesmas etapas de envio. Essa solução permite reparar a situação com transparência e sem dor de cabeça, o que também influencia na sua relação com a marca", comenta o especialista.

Aposte no full commerce

Com tantas transformações no setor, acompanhar e gerenciar um negócio por completo pode ser desafiador. Por isso, muitas empresas estão apostando em soluções como o full commerce, que é a terceirização das operações de um comércio eletrônico. Nesse modelo, uma empresa parceira gerencia todas as etapas das vendas online, deixando o empreendedor focar nas decisões mais estratégicas de sua marca.

A vantagem é a possibilidade de contar com uma gestão mais experiente do mercado, ficar em dia com o progresso do segmento, economizar tempo, resolver problemas mais rapidamente, contar com tecnologias avançadas e, consequentemente, impulsionar as vendas. “Para os empreendedores, que têm diversas coisas importantes para se preocupar no dia a dia, apostar no full commerce pode ser conveniente. Contratar empresas especializadas para conduzir os processos do seu e-commerce pode trazer mais segurança, fazendo com que se preocupe apenas com o necessário”, finaliza Hawan.

 Leia também: Fast Shop 37 anos: inovação, logística e experiências como essência da marca

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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