MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como a inteligência de mercado atrelada à humanização do atendimento está remodelando o setor de casamentos?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de set. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Como a inteligência de mercado atrelada à humanização do atendimento está remodelando o setor de casamentos?
Como a inteligência de mercado atrelada à humanização do atendimento está remodelando o setor de casamentos?
Como a inteligência de mercado atrelada à humanização do atendimento está remodelando o setor de casamentos?

É notável a transformação silenciosa, porém profunda, do mercado nacional de casamentos nos últimos anos. Impulsionado pela digitalização, o setor conta cada vez mais com plataformas que oferecem soluções integradas, concentrando em um só lugar orçamento, fornecedores, lista de presentes e gestão de convidados. Essas ferramentas facilitam a jornada da celebração, tornando a experiência do casal mais fácil e encantadora. 

De acordo com o relatório americano The Knot, referência mundial em planejamento de casamentos, 70% dos casais utilizam sites ou aplicativos para organizar sua cerimônia. Com poucos cliques, é possível criar um site completo, gratuito e personalizado, concentrando os bastidores da festa em uma única tela.

No entanto, a tecnologia, por si só, não é suficiente. Os casais buscam não apenas eficiência, mas também empatia, acolhimento e segurança nesse momento único, compartilhado com familiares e amigos. Essa demanda evidencia que, embora a Inteligência Artificial seja cada vez mais utilizada em diversos setores da indústria e serviços no Brasil, seu valor precisa ser equilibrado com a humanização do atendimento.

Apesar do desejo de otimizar recursos e reduzir custos, o setor de casamentos não pode perder de vista sua principal vantagem: a proximidade com os casais. A questão não é apenas usar ou não a tecnologia, mas sim até que ponto ela deve ser aplicada sem substituir a experiência humanizada.

Neste sentido, mesmo que o planejamento das cerimônias tenha se digitalizado, principalmente em festas complexas, com mais profissionais e decisões, o encantamento permanece humano. Afinal, o que realmente faz um casal fechar contrato é sentir que o profissional estará ao seu lado durante toda a jornada. 

Geração Z impulsiona celebrações mais personalizadas e digitais

Atentos ao novo perfil dos casais, especialmente da Geração Z, que não hesita em romper com padrões estabelecidos em busca de celebrações mais personalizadas, os profissionais do setor precisam acompanhar de perto essa movimentação que implica tanto no comportamento dos casais quanto nas transformações do próprio mercado. Essas cerimônias menos convencionais se conectam diretamente às novas tecnologias, impulsionando movimentos como o anti-bride ou anti-wedding — conceitos que evidenciam uma celebração mais moderna e autêntica, isto é, que diverge das tradições e normas estabelecidas.

Na prática, isso pode se traduzir, por exemplo, em noivas que optam por não usar vestido branco ou dispensam rituais tradicionais, reafirmando sua identidade acima das convenções (anti-bride). Já no anti-wedding, vemos casais que trocam grandes festas por celebrações intimistas, viagens ou até experiências coletivas fora do formato convencional. Ambos os movimentos reforçam que o desejo atual vai além da formalidade, se trata de criar uma narrativa única, com significado real para quem celebra.

A inteligência artificial deve ser entendida como uma catalisadora essencial para redefinir a agilidade e a eficácia na criação de soluções digitais capazes de entregar valor ao mercado de casamentos. Ao otimizar a tomada de decisão e responder com maior precisão às dinâmicas e necessidades desse ecossistema, a IA atua desde a recomendação de fornecedores até o suporte direto aos casais.

Portanto, ao auxiliar plataformas especializadas a aprimorar o apoio oferecido em todas as etapas do planejamento, a tecnologia contribui de maneira significativa para o sucesso da celebração. A combinação de inteligência de mercado garante eficiência, no entanto, quando aliada à humanização promove confiança e memória afetiva, representando assim um diferencial ainda mais competitivo para o setor.

COMPARTILHAR ESSE POST

Mariana Saraiva

Mariana Saraiva

Head de Operações do Casar.com

Head de Operações do Casar.com. Com experiência em Customer Experience (CX), Gestão de Risco, Operações e Logística, a executiva é especialista em estruturação de áreas, processos e times de alta performance. Mariana atua de forma estratégica no Casar.com, com decisões orientadas por dados e visão de negócio, mantendo interfaces constantes com tecnologia, produto, branding e growth para evoluir a experiência do cliente de ponta a ponta

AUTOR

Mariana Saraiva

Mariana Saraiva

Head de Operações do Casar.com

Head de Operações do Casar.com. Com experiência em Customer Experience (CX), Gestão de Risco, Operações e Logística, a executiva é especialista em estruturação de áreas, processos e times de alta performance. Mariana atua de forma estratégica no Casar.com, com decisões orientadas por dados e visão de negócio, mantendo interfaces constantes com tecnologia, produto, branding e growth para evoluir a experiência do cliente de ponta a ponta

AUTOR

Mariana Saraiva

Mariana Saraiva

Head de Operações do Casar.com

Head de Operações do Casar.com. Com experiência em Customer Experience (CX), Gestão de Risco, Operações e Logística, a executiva é especialista em estruturação de áreas, processos e times de alta performance. Mariana atua de forma estratégica no Casar.com, com decisões orientadas por dados e visão de negócio, mantendo interfaces constantes com tecnologia, produto, branding e growth para evoluir a experiência do cliente de ponta a ponta

AUTOR

Mariana Saraiva

Mariana Saraiva

Head de Operações do Casar.com

Head de Operações do Casar.com. Com experiência em Customer Experience (CX), Gestão de Risco, Operações e Logística, a executiva é especialista em estruturação de áreas, processos e times de alta performance. Mariana atua de forma estratégica no Casar.com, com decisões orientadas por dados e visão de negócio, mantendo interfaces constantes com tecnologia, produto, branding e growth para evoluir a experiência do cliente de ponta a ponta

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme