Após a inauguração do LabMaker Casulo em parceria com a COPPE/UFRJ e a visita do Ministro do Comércio Exterior da França, Laurent Saint-Martin, o Maravalley alcança em agosto seu décimo mês de operação com resultados relevantes.
Em quase trezentos dias de atividade, o hub consolidou-se como referência, reunindo 70 empresas residentes, sendo 45 delas startups em diferentes estágios de maturidade. Além disso, já promoveu mais de 60 eventos que atraíram cerca de 15 mil pessoas, posicionando-se como um polo de transformação da região portuária do Rio de Janeiro.
Segundo Daniel Barros, CEO do Maravalley, a ideia é formar uma cidade inovadora e tecnológica, dando suporte no desenvolvimento de quatorze startups que fazem parte da primeira turma de aceleração do Maravalley. Para isso, a iniciativa conta com o apoio de quatro patrocinadores: Eletrobrás, PD7 TECH, Radix e LaenderLaw.
Além do foco em ciência e tecnologia, o Maravalley inaugurou em abril a Galeria de Arte Berro, que promove exposições de arte contemporânea, conversas e oficinas, ampliando a oferta cultural da região.
A iniciativa reforça a integração da metodologia STEAM — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e estimula estudantes e empreendedores a pensar de forma crítica e criativa, incorporando design e inovação artística no desenvolvimento de soluções.
Primeira Turma
As quatorze startups que participam da primeira turma de aceleração do Maravalley têm acesso à residência no Maravalley Village, mentorias individuais e coletivas, masterclasses, conexões com o ecossistema, benefícios exclusivos de parceiros e um Demo Day ao final do programa. Entre elas, destacam-se:
Aero Labs, de Deep Tech, foi aceita no programa NVIDIA Inception, firmou parcerias com COPPE, IMPA e CASNAV, participou de eventos como Web Summit Rio e Energy Summit, e assinou um Memorando de Entendimento com o Brazil Business Center Cologne para expansão internacional.
Delta Entech, focada em soluções de remediação ambiental, garantiu uma vaga na edição 2025 do Vienna Startup Package durante o Web Summit Rio e embarcará em novembro para uma imersão no ecossistema austríaco, referência em sustentabilidade e inovação.
Dharma.AI, uma das primeiras residentes do Maravalley, desenvolve Small Language Models e também foi aceita no programa Inception da NVIDIA. Recebeu créditos da AWS Startups, captou R$ 15 milhões em rodada Seed e já lançou dois produtos com clientes B2B pagantes.
Participação no Rio Innovation Week
No Rio Innovation Week, em sua quinta edição, o hub apoiou a programação do palco Revolution, no Galpão Kobra, com curadoria voltada para tecnologia e inovação. Durante o evento, a Prefeitura do Rio confirmou a aquisição de um supercomputador da NVIDIA que ficará instalado no Maravalley.
O acordo, articulado com o diretor executivo da NVIDIA para a América Latina, Márcio Aguiar, levou a cidade a ser oficialmente reconhecida como AI City, tornando-se a primeira da América Latina a receber o selo, ao lado de centros como Califórnia, Nova York e Mississippi.
A NVIDIA também formalizou recentemente um acordo de cooperação tecnológica com o Maravalley, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, Visão Computacional, IA Generativa, Computação de Alto Desempenho e Gêmeos Digitais.
A parceria prevê programas educacionais, acesso a frameworks e bibliotecas especializadas, além de fomentar capacitação e inovação junto às startups residentes.
Leia também: Inovação gera retorno acima de 30%, mas ROI ainda é desafio para empresas
COMPARTILHAR ESSE POST







