MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Inovação gera retorno acima de 30%, mas ROI ainda é desafio para empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Inovação gera retorno acima de 30%, mas ROI ainda é desafio para empresas

A inovação segue como uma prioridade estratégica para grande parte das empresas, mas medir o Retorno sobre o Investimento (ROI) dessas iniciativas ainda é um desafio para muitas organizações. De acordo com o estudo "ROI na Inovação – Benchmark Report 2025", realizado pela Match IT com apoio da ABES, Hotmilk, NR7 e Octua, mais da metade das empresas que acompanham esse indicador obtêm retorno superior a 30% em menos de dois anos. Ainda assim, 30% das empresas ainda não possuem mecanismos estruturados para medir esses resultados.

A pesquisa, realizada entre fevereiro e março de 2025, ouviu executivos de diversos setores e mostrou que a maturidade média das iniciativas de inovação no Brasil é de apenas 2,7 em uma escala de 1 a 5. Apesar de 88% dos respondentes afirmarem contar com equipes dedicadas à inovação ou P&D (pesquisa e desenvolvimento), apenas 27% possuem uma área centralizada para governança e acompanhamento dos resultados.

“O gerenciamento do ROI é fundamental para dar visibilidade ao impacto das iniciativas e justificar investimentos. Ele ajuda a tangibilizar os ganhos em números e a demonstrar que a inovação se paga, seja pela economia direta, incremento de receita ou melhoria operacional”, destaca Rose Ramos, Founder & CEO da Match IT.

Motivações e desafios da inovação

Entre as principais motivações para investir em inovação, o ganho de eficiência lidera com 70%, seguido pelo desenvolvimento de novos produtos e canais (48%). A inovação aberta, que envolve colaboração com startups e institutos de pesquisa, está presente em 43% das empresas. Apenas 36% das companhias buscam inovações realmente transformadoras ou disruptivas, e a inovação social – voltada para práticas ESG e impacto ambiental – aparece em apenas 25% dos casos.

A pesquisa também revelou que 66% dos executivos esperam retorno dos investimentos em inovação em até dois anos. No entanto, diversos desafios impactam a evolução dessas estratégias. Entre eles, a dificuldade de alinhar custo-benefício em projetos de longo prazo (41%), a ausência de modelos financeiros adequados para iniciativas inovadoras (26%) e a resistência cultural interna, que pressiona por resultados imediatos (25%).

Medição do ROI ainda é um gargalo

Embora 71% das empresas utilizem métricas financeiras para avaliar a inovação, a gestão do ROI ainda está em estágio inicial para muitas organizações. Segundo o estudo, 52% das empresas começaram a medir esse indicador há menos de dois anos, e apenas 5% fazem isso há mais de cinco anos. As métricas mais adotadas incluem economia de custos e horas trabalhadas (48%), payback do investimento (30%) e indicadores financeiros tradicionais, como Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR) (25%).

Outro desafio apontado pelo estudo é a falta de ferramentas tecnológicas avançadas para mensuração do ROI: mais da metade das empresas (57%) ainda utilizam métodos tradicionais, como planilhas de Excel e apresentações em PowerPoint, para consolidar dados de inovação.

Apesar dos desafios, 61% das empresas indicam que os investimentos em inovação devem crescer ao longo de 2025, impulsionados por avanços tecnológicos como inteligência artificial, 5G e blockchain, além das demandas crescentes dos consumidores e do cenário macroeconômico.

“A inovação é essencial para a competitividade e crescimento das empresas. Os avanços tecnológicos e a necessidade de adaptação ao mercado tornam o investimento em inovação uma prioridade”, conclui Rose Ramos.

Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar