E se o seu feed tivesse um cheiro? A provocação dá o tom da nova iniciativa do Boticário, que lança o projeto EssencIA para explorar novas possibilidades de personalização na perfumaria a partir da inteligência artificial. Em parceria com a Meta AI, a marca utiliza o feed do Instagram como ponto de partida para identificar estilos, comportamentos e estéticas visuais e traduzi-los em caminhos olfativos alinhados ao seu portfólio de fragrâncias.
Criada pela AlmapBBDO, a experiência conecta tecnologia, criatividade e o know-how do Boticário em perfumaria. A proposta parte de uma leitura contemporânea do comportamento digital: o conteúdo que as pessoas compartilham nas redes sociais funciona como uma extensão da sua identidade e, portanto, pode orientar escolhas sensoriais, como o perfume.
A ação convidou criadores de conteúdo parceiros da marca para vivenciar a experiência presencialmente na flagship do Boticário em Pinheiros, em São Paulo. O processo começa com o compartilhamento de uma captura de tela do feed do Instagram, que é analisada pela Meta AI. A tecnologia sugere caminhos e notas olfativas a partir de padrões visuais, temas recorrentes e estilos identificados no perfil.
Essas sugestões, no entanto, não determinam o resultado final. Elas funcionam como insumo para o trabalho do perfumista do Boticário, que cruza os dados gerados pela IA com sua expertise sensorial para indicar uma fragrância capaz de traduzir a essência da pessoa.
IA como ponto de partida, não como substituição
Na experiência EssencIA, a inteligência artificial entra como ferramenta de apoio à descoberta, especialmente em um portfólio amplo e diversificado como o do Boticário. A IA sugere direções, enquanto a curadoria humana mantém o papel central na decisão final, preservando a complexidade e a subjetividade que caracterizam a perfumaria.
O projeto está alinhado à estratégia do Grupo Boticário de incorporar tecnologia para gerar eficiência, personalização e relevância ao longo da jornada do consumidor. Atualmente, a companhia utiliza inteligência artificial em mais de 70 processos, que vão desde análises de expansão até gestão de crédito e recomendação de produtos.
Para a marca, a colaboração com a Meta AI representa mais um avanço nessa agenda, ao explorar o potencial da IA como ferramenta de criação de experiências de valor, e não apenas de automação.
A campanha será amplificada ao longo de dezembro nas redes sociais do Boticário e dos criadores de conteúdo participantes, reforçando o diálogo da marca com cultura digital, creators e novas linguagens de Marketing.
Leia também: 7 insights estratégicos do Future AI Summit London
COMPARTILHAR ESSE POST







