MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

CMOs permanecem no cargo por menos tempo do que outros C-Levels

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

18 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

CMOs permanecem, em média, 4.2 anos no cargo, de acordo com dados divulgados no relatório anual “CMO Tenure Study 2024”, recém-divulgado pela Spencer Stuart. O estudo avaliou o tempo de atuação dos profissionais nas 500 empresas listadas pela Fortune e nas 100 empresas incluídas no ranking da Ad Age Leading National Advertisers.

O estudo aponta um cenário de manutenção do tempo de atuação registrado em 2022 – uma novidade, considerando que versões anteriores do relatório indicavam mudanças mais frequentes no tempo de atuação dos CMOs. Por outro lado, a longevidade do exercício do cargo se manteve abaixo da média registrada pelo C-Suíte, de 4.6 anos.

Neste panorama, chamam a atenção alguns extremos e variações. Por exemplo, CMOs de empresas B2B passam, em média, 4.5 anos exercendo o cargo. Enquanto isso, o mandato em operações B2C costuma durar 4 anos. A pesquisa aponta, também, que 22% dos CMOs B2C em 2023 estiveram em suas funções por um ano ou menos – o dobro da porcentagem dos CMOs B2B (11%).

CMO+: funções além do Marketing 

Em inúmeros cenários, o ciclo do mandato dos CMOs é abreviado pela eventualidade de uma promoção destes profissionais, que assumem posições maiores e melhores dentro das empresas. Curiosamente, no entanto, muitos executivos de Marketing estão assumindo responsabilidades mais amplas enquanto mantêm o cargo.

De acordo com a Spencer Stuart, 34% dos CMOs da Fortune 500 lideram funções além do Marketing, como comunicações. 68% dos CMOs que saíram da Fortune 500 foram promovidos para uma nova função dentro de sua empresa atual ou transferidos para uma nova empresa em uma posição lateral ou ascendente.

A pesquisa também identificou o aumento no número de CMOs internos e iniciantes, o que sugere que as empresas estão focando no desenvolvimento de profissionais da casa. Em 2023, 71% dos CMOs da Fortune 500 estrearam na posição, sendo que 58% foram promovidos internamente – um aumento de 4% em relação a 2022.

Mulheres conquistam espaço 

Metade dos CMOs das empresas listadas pelo Fortune 500 em 2023 eram mulheres – um aumento de 3% em comparação a 2022. Já nas empresas da Ad Age Leading National Advertisers, as mulheres foram a maioria, representando 52% dos CMOs – 1% a menos do que em 2022.

Por outro lado, grupos raciais e étnicos sub-representados foram menos representados nas empresas da Fortune 500. 14% dos CMOs observados Spencer Stuart pertenciam a um destes grupos. Em 2023, o índice caiu para 12%. Enquanto isso, no contexto das empresas da Ad Age, 19% dos CMOs pertenciam a grupos raciais e étnicos sub-representados, um pequeno aumento em relação aos 18% em 2022.

Leia também: Quero ser um CMO: especialista aponta competências buscadas em quem trabalha com Marketing

MBA Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme