As pessoas estão cada dia mais envolvidas com o TikTok. De acordo com a pesquisa da Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa a rede social no mundo. Não à toa, muitas marcas já perceberam a força da plataforma e estão apostando em anúncios na rede para engajar os consumidores. A pergunta que fica é como criar vídeos que passem uma mensagem consistente ao mesmo tempo que retenha a atenção do público? Um estudo feito pela VidMob identificou quais elementos criativos contribuem para um anúncio de sucesso. Para a pesquisa, a empresa analisou seis mil anúncios e 5,2 bilhões de impressões - curtidas, comentários e compartilhamentos -, usando Inteligência Artificial para identificar os principais elementos visuais e estratégias criativas das peças. Cinco ações são fundamentais para quem quer crescer - e não errar - na plataforma. 1 - Usar conteúdo nativo Cada rede social tem um perfil próprio. É muito comum que os mesmos usuários procurem plataformas de acordo com aquilo que preferem ver em determinado momento. De nada adianta “copiar” para o TikTok o mesmo vídeo produzido para o Instagram, por exemplo. Certamente o conteúdo não terá o mesmo engajamento do público. Por isso, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é tão bem sucedido. Segundo o levantamento da VidMob, o uso de conteúdo feito por usuários nativos da plataforma resultou em um aumento de 297% na taxa de conversão, em comparação com criativos que não apresentavam UGC. 2 - Fale olhando para a câmera Para construir uma conexão mais forte com o público é preciso que o protagonista do anúncio considere uma abordagem com jeito de influenciador e fale diretamente para a câmera. Esse estilo gerou um aumento de 47% na taxa de conversão em comparação com a média. 3 - Aproveite o poder da música O TikTok é uma plataforma musical. A inclusão de música aumentou 86% em taxa de conversão, em comparação com o uso apenas de narração. Por isso, não negligencie o poder do áudio ao interagir com o público. Use a música para envolvê-lo e inclua narração para reforçar mensagens-chave. 4 - Foco no produto Mostre os benefícios e as funções do produto antecipadamente para atrair os espectadores e gerar cliques enquanto prende a atenção do público. A inclusão de um produto na primeira cena levou a um aumento de 186% na taxa de conversão em comparação com a introdução do produto posteriormente. É importante também incluir protagonistas interagindo e exibindo o produto para ajudar os espectadores a se imaginarem com o produto. Essa ação gerou um uma taxa de conversão 22% maior em relação apenas às imagens do produto. 5 - Não espere até o quadro final para criar uma chamada a ação clara Inclua uma chamada à ação clara ação logo depois de apresentar o produto ou serviço para incentivar os espectadores a comprar. Ou seja, é importante que o começo da peça já apresente um link que indique uma ação - como aquele “saiba mais” comum em anúncios. Utilizar essa ação entre os três e cinco segundos iniciais do vídeo aumentou a taxa de conversão em 29% se comparado com um criativo com a ação no final. Leia também: O impacto das cores na performance de campanhas publicitárias
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