MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Buscando respiro econômico, Discord se abre para anúncios gamificados

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de abr. de 2024

CATEGORIA

Performance

Após quase uma década exaltando a própria condição “ad free” - autorreconhecimento comumente acompanhado por uma série de declarações críticas ao uso da propaganda como um meio de financiamento para as redes sociais - o Discord começará a exibir anúncios aos usuários a partir desta semana.

Informações divulgadas pelo The Wall Street Journal apontam que a ideia por trás da mudança é - quem diria? - incrementar a receita da plataforma, que teve o seu apogeu econômico durante os anos marcados pela pandemia global do Coronavírus. A princípio, as janelas publicitárias foram oferecidas a empresas nativas do universo gamer.

Esta clientela, aliás, não foi escolhida por acaso: o sistema de anúncios proposto pelo Discord deverá ser totalmente interativo, baseado em games e tarefas desenvolvidas pelos anunciantes. As missões deverão propor diferentes missões a serem cumpridas tanto pelos jogadores, quanto para as pessoas que assistem às transmissões em tempo real na plataforma, premiando-os quando os objetivos forem alcançados.

Prestes a ser introduzida oficialmente, a ideia vem sendo testada desde 2023. No dia 4 de maio - conhecido como “Star Wars Day” - a plataforma disponibilizou missões em parceria com o Fortnite para premiar com skins inspiradas no universo de Star Wars players que cumpriram a tarefa de transmitir sessões de jogatina no game em servidores dentro do Discord.

Nova realidade financeira

Até então, a comercialização do serviço de assinaturas Nitro vinha sendo a principal fonte de renda do Discord. Com planos que variam entre R$8,90 e R$24,99 mensais, o produto oferece uma série de benefícios contestados pela comunidade, que não vê grandes vantagens na assinatura.

Em 2024, as contas parecem ter chegado com mais força. Há três meses, o Discord dispensou 17% do seu quadro de pessoal. À época, o CEO da plataforma, Jason Citron, justificou o movimento dizendo que era preciso aprimorar o foco para trazer mais agilidade para a organização.

Informações publicadas pelo portal The Verge reportam que Citron comunicou aos colaboradores dispensados que a difícil decisão fazia parte de um plano para a reestabilização da companhia após uma larga expansão. Dados divulgados pelo portal apontam que o Discord cresceu cinco vezes desde 2020, mas ainda lida com problemas para se tornar um negócio lucrativo.

Leia também: Gamificação: Engajamento em Diversos Setores

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme