O Grupo francês L’Occitane fechou o segundo trimestre de 2023 registrando vendas líquidas na casa dos 502,2 milhões de euros. O valor, que representa um aumento de 20,2% nas receitas da marca em comparação aos primeiros três meses do ano, teve uma ajuda pra lá de especial da Sol de Janeiro, uma empresa cuja criação foi inspirada no Brasil.
Adquirida pelo L’Occitane em 2021, a Sol de Janeiro registrou aumento de 171% nas vendas durante o segundo trimestre, alcançando a marca de 113 milhões de euros em receita. Os bons números refletem a política de investimentos da L’Occitane: no começo de 2023, o grupo financiou campanhas significativas nas redes sociais e ações de Marketing offline para aumentar o awareness sobre a Sol de Janeiro.
Outro diferencial para o sucesso da marca parece ser a “brasilidade” contida em cada produto. O apelo regional contribuiu para a penetração da empresa nas Américas, e a região liderou o crescimento do L’Occitane, registrando um aumento de 57,5% a taxas constantes no trimestre, impulsionadas, principalmente, pelas vendas da Sol de Janeiro.
Vale ressaltar que, embora evoque tropicalidade com um nome grafado em português, a Sol de Janeiro nasceu nos Estados Unidos, em 2015, e só chegou ao Brasil em 2021. A brasilidade estampada no posicionamento da marca se estende também aos nomes, fórmulas e às embalagens dos produtos da empresa, como o Brazilian Bum Bum Cream, hidratante feito à base de guaraná, referência no mercado global de produtos para pele.
Em seu site, a empresa, idealizada pela brasileira Camila Pierotti e dois americanos - Heela Yang e Marc Capra - apaixonados pelo Brasil, destaca que a marca se inspira profundamente no país sul-americano, e tenta capturar a essência do verão para levar ao mundo sentimentos de calor, satisfação com o corpo e a sensação máxima de ser “cheirosa”.
Investimentos em Marketing seguem em alta
André Hoffmann, vice-presidente e CEO da L'Occitane, disse que “o crescimento de dois dígitos está sendo liderado pelas marcas mais novas, ELEMIS e Sol de Janeiro, que juntas contribuíram com quase um terço de vendas neste trimestre alinhados à estratégia multimarcas. Ao mesmo tempo, a marca principal cresceu bem com a tendência de melhoria na China”.
Hoffmann também compartilhou que o grupo estava fazendo maiores investimentos em Marketing em seus principais mercados e canais para a marca principal e desenvolveria continuamente suas marcas mais novas.
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