A indústria alimentícia é vista como um pilar de apoio essencial para uma vida mais longa e saudável. No entanto, apenas 37% dos entrevistados pela Neura durante a condução do estudo “A Permanência da Impermanência” confiam nesse setor para desempenhar esse papel.
Quando analisada a confiança nos setores que podem contribuir para a qualidade de vida, a indústria de cosméticos lidera, com 67% dos entrevistados confiando nesse mercado. Em seguida, aparece o setor financeiro, com 45%. Por outro lado, os planos de saúde enfrentam maior ceticismo, com apenas 34% de credibilidade entre os participantes.
O levantamento aponta que 95% dos brasileiros acreditam que é possível se preparar para uma vida mais longa e com qualidade. 80% já adotam medidas concretas para alcançar esse objetivo. Entre as práticas mencionadas além da alimentação equilibrada, aparecem as rotinas de exercícios físicos e os cuidados com a saúde mental.
Outro aspecto revelado é a relação dos brasileiros com a estética. Apesar de 86% considerarem que conhecimento e saúde são mais importantes que a aparência física ao longo do tempo, 43% sentem uma pressão social para manter uma imagem mais jovem. Nesse cenário, as marcas de cosméticos também ganham destaque, sendo mencionadas espontaneamente por 13,8% dos participantes.
No que diz respeito ao papel das marcas, as expectativas vão além da comunicação tradicional. Enquanto 16% dos consumidores gostariam de ver mais inclusão e discussões sobre o tema nas campanhas publicitárias, 35% esperam que as empresas desenvolvam produtos e serviços que realmente ajudem na busca por uma vida mais longa e saudável.
Segundo André Cruz, CEO e fundador da Neura e especialista em Neurociência e Comportamento, os números refletem as preferências de consumidores que buscam não apenas discursos superficiais sobre longevidade, mas desejam uma conexão mais profunda com o tema – uma transformação cultural que as marcas não podem ignorar.
O executivo ressalta que os consumidores já sabem o que é necessário para viver mais e melhor. Agora, o desafio para a indústria é ir além do discurso e incorporar esses princípios de maneira genuína em suas ofertas e estratégias de Marketing.
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