MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Brasileiros estão preocupados com politização da ciência no país

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Comumente, novidades tecnológicas e científicas são consideradas inovações quando trazem um impacto positivo sem precedentes para a sociedade e/ou para a área de serviço na qual são inseridas. Mas, atualmente, as boas-vindas à soluções disruptivas têm sido freadas pela falta de confiança das pessoas nas instituições que desenvolvem e introduzem um novo recurso, solução ou ferramenta.

No Brasil, a maioria das pessoas acredita que as inovações introduzidas à sociedade são mal gerenciadas, conforme apontam dados do relatório Edelman Trust Barometer 2024 - uma tendência que aumenta as chances de rejeição a uma nova tecnologia. Neste cenário, a desconfiança pública recai, sobretudo, sobre o Governo: apenas 46% dos entrevistados pela Edelman acreditam que a administração Federal é confiável o suficiente para integrar inovações à sociedade.

A desconfiança se origina do fato de que 56% dos brasileiros acreditam que os reguladores governamentais não entendem o suficiente sobre as inovações para regulá-las de maneira efetiva. Além disso, 61% dos respondentes afirmam que o governo e as organizações que financiam pesquisas estão intervindo diretamente no método científico, o que levou 57% dos entrevistados a expressar a preocupação de que a ciência se tornou politizada no País.

Do outro lado da moeda, 63% dos respondentes disseram acreditar nas empresas como os únicos agentes confiáveis para a promoção da integração de novas inovações ao contexto social. A justificativa para a confiança orbita ao redor da percepção de que as companhias têm o que é preciso para garantir que as novidades científicas e tecnológicas sejam seguras, benéficas e acessíveis ao público.

Curiosamente, embora a desconfiança no Governo seja significativa, 59% dos entrevistados disseram que confiariam mais nas empresas como condutoras das mudanças por meio da tecnologia se elas fizessem isso em colaboração com o Governo – um crescimento de 6 pontos desde 2015.

De quais inovações estamos falando?

O relatório da Edelman indica o distanciamento entre a sociedade e inovações como a Inteligência Artificial, a Medicina Genética, que inclui as vacinas de mRNA, alvos de discussão política desde o estouro da pandemia causada pelo Coronavírus, e alimentos geneticamente modificados, como cultivos resistentes a pragas e peixes de crescimento rápido.

Apesar de 79% dos brasileiros afirmarem que as empresas de tecnologia são confiáveis, apenas 53% confiam na Inteligência Artificial. O mesmo acontece para as empresas de saúde: 70% confiam em seus negócios, mas apenas 56% confiam em medicina genética. A diferença mais relevante está no setor de alimentos e bebidas, no qual 75% afirmam confiar, mas apenas 31% aprovam a ideia de consumir alimentos geneticamente modificados.

Conduzida pelo Edelman Trust Institute, a pesquisa ouviu mais de 32 mil pessoas no mundo.

Leia também: 5 classes de inovação benéficas a marcas e empresas, segundo a WGSN

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme