Mais da metade (51%) dos brasileiros planejam adquirir mais itens orgânicos e sustentáveis na reta final do ano, conforme apontam dados divulgados pela consultoria EY. O índice coloca o Brasil à frente da média global (42%) para as compras em dezembro.
Neste panorama, 60% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar de marcas sustentáveis, enquanto a média global ficou em 51%. No entanto, a EY ressalta que a intenção de compra nem sempre se traduz em conversão, especialmente devido ao impacto significativo do preço na decisão final.
Para o período de festas, fatores como preço e variedade se destacam na escolha do canal de compra. No Brasil, 49% dos consumidores priorizam melhores preços, 37% buscam promoções atrativas, 33% consideram importante a variedade de produtos no mesmo local e 31% valorizam fretes rápidos e baratos.
Outro dado interessante é a menor tolerância dos brasileiros a atrasos de entrega. Por aqui, 35% consideram inaceitáveis as eventuais demoras. No resto do mundo, a parcela de impacientes cai para 29%. A qualidade do atendimento, a experiência de compra e o valor do frete também são fatores de maior sensibilidade para o público brasileiro.
Além disso, 85% dos brasileiros buscam ativamente por promoções no final do ano, com 64% limitando suas compras a itens dentro do orçamento. 84% aguardam ansiosamente pelos eventos de liquidação de fim de ano, uma porcentagem que supera, por muito, a média global de 69%.
Entre as categorias mais procuradas pelos brasileiros tanto para uso próprio quanto para presentes, o vestuário lidera, sendo citado por 70% dos entrevistados. Eletrônicos aparecem como a segunda categoria mais desejada, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Leia também: Natal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentear
COMPARTILHAR ESSE POST