MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Natal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentear

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Natal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentearNatal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentear
Natal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentearNatal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentear
Natal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentearNatal 2024: apenas 51% dos brasileiros planejam presentear

O Natal deste ano traz à tona mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. Um levantamento realizado pela Hibou, empresa de monitoramento e insights de consumo, com mais de 1.200 entrevistados, aponta que apenas 51% dos brasileiros pretendem presentear este ano.

Entre os entrevistados, 31% afirmaram que não comprarão presentes, citando como principais motivos a falta de dinheiro (32%) e o endividamento (14%). Além disso, 18% ainda não decidiram, enquanto 14% dos brasileiros passarão o Natal sozinhos — um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano passado.

Apesar do cenário desafiador, 40% enxergam o Natal como uma oportunidade de renovação da esperança para o futuro, destacando o caráter simbólico dos dados, mesmo em tempos de restrição.

Entre os que planejam apresentar, o orçamento está mais enxuto. Dos 51%, a maior parte planeja gastar entre R$ 250,00 e R$ 500,00 (28%), enquanto 20% gastarão entre R$ 150,00 e R$ 250,00, e outros 20% destinarão entre R$ 500,00 e R$ 1 mil às compras natalinas. Apenas 12% planejam ultrapassar o valor de R$ 1 mil.

Os filhos despontam como prioridade na hora de apresentar, indicados por 54% dos entrevistados, enquanto parceiros (48%) e pais (47%) tiveram quedas significativas nas preocupações de presente, refletindo uma tendência de foco nos familiares mais próximos.

Roupas e perfumes lideram as listas de desejos

Os itens tangíveis ganharam força este ano. Roupas (22%) e perfumes (10%) são os presentes mais desejados, seguidos por eletrônicos (11%). A saúde, que liderou as preocupações de presente em 2023 (32%), caiu para apenas 9%, diminuindo uma posição das prioridades para necessidades mais práticas e materiais.

Já para os que compram presentes, vestuário e acessórios lideram as listas de compras (64%), seguidos de perfumes e cosméticos (35%) e brinquedos (34%). A pesquisa também mostra o fortalecimento do e-commerce como canal de compras natalinas: 56% dos brasileiros optam por plataformas online, enquanto 49% ainda devem recorrer às compras, uma queda de nove pontos percentuais em relação a 2023. As lojas de rua continuam relevantes , com 43% dos interessados ​​em comprar.

Entre a solidão e a reconexão

Um dado preocupante é o aumento de brasileiros que passarão o Natal sozinhos, que subiu para 14%. Apesar disso, o sentimento de esperança se mantém firme para 40% dos entrevistados, e 47% veem os dados como uma oportunidade de reunir a família.

“A pesquisa reflete a dualidade do Natal brasileiro: mesmo em meio às restrições financeiras e emocionais, o simbolismo dos dados se mantêm vivos. É um momento de adaptação, mas também de conexão e significado”, afirma Ligia Mello, CSO da Hibou e coordenadora do estudo.

Os brasileiros estão ajustando o consumo ao orçamento: 44% financiam os gastos com o salário do mês, enquanto 20% utilizam a segunda parcela do 13º. Um número expressivo (33%) antecipou as compras na Black Friday, aproveitando as promoções para garantir os presentes.

Leia também: 7 dicas para criar ações mais nostálgicas e autênticas no Natal

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme