MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada, avalia Kantar

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de dez. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A estabilidade dos preços e as melhores condições econômicas oferecem ao consumidor brasileiro a possibilidade de realizar compras maiores. Prova disso é que, nas ocasiões de abastecimento, o tíquete médio subiu 27% e o volume de unidades cresceu 18%. A comparação é entre o período de janeiro a setembro deste ano e o mesmo intervalo do ano anterior.

Os números fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

Os carrinhos maiores, no entanto, não são exclusividade das missões de abastecimento. Mesmo em ocasiões menores há incremento nas unidades por viagem. É o caso das compras de urgência (+8%), de reposição (+5%) e de proximidade (+1%).

Por outro lado, é válido destacar que as compras maiores fazem a omnicalidade sofrer uma estabilização. O número de canais visitados pelo shopper passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 este ano. Outra consequência do hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os Super Vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período estudado.

A pesquisa ainda mostra que o papel de cada canal é muito claro para o brasileiro, e que seus hábitos de compra são diferentes em cada lugar. Para abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, os Atacarejos, os Super Rede e os Hipermercados. Na urgência, por sua vez, recorrem às Lojas de Departamento, ao Porta a Porta e às Drogarias e Farmácias.

Para Juliana Kohler, Gerente de Atendimento da Kantar, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Ela afirma que conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade.

Leia também: Vendas do varejo serão mais lentas no começo de 2024, aponta IBEVAR-FIA

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme