MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada, avalia Kantar

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de dez. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A estabilidade dos preços e as melhores condições econômicas oferecem ao consumidor brasileiro a possibilidade de realizar compras maiores. Prova disso é que, nas ocasiões de abastecimento, o tíquete médio subiu 27% e o volume de unidades cresceu 18%. A comparação é entre o período de janeiro a setembro deste ano e o mesmo intervalo do ano anterior.

Os números fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

Os carrinhos maiores, no entanto, não são exclusividade das missões de abastecimento. Mesmo em ocasiões menores há incremento nas unidades por viagem. É o caso das compras de urgência (+8%), de reposição (+5%) e de proximidade (+1%).

Por outro lado, é válido destacar que as compras maiores fazem a omnicalidade sofrer uma estabilização. O número de canais visitados pelo shopper passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 este ano. Outra consequência do hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os Super Vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período estudado.

A pesquisa ainda mostra que o papel de cada canal é muito claro para o brasileiro, e que seus hábitos de compra são diferentes em cada lugar. Para abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, os Atacarejos, os Super Rede e os Hipermercados. Na urgência, por sua vez, recorrem às Lojas de Departamento, ao Porta a Porta e às Drogarias e Farmácias.

Para Juliana Kohler, Gerente de Atendimento da Kantar, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Ela afirma que conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade.

Leia também: Vendas do varejo serão mais lentas no começo de 2024, aponta IBEVAR-FIA

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme