MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Brasil será homenageado como Creative Country of the Year no Cannes Lions 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Brasil será homenageado como Creative Country of the Year na edição de 2025 do Cannes Lions, marcada para junho. O reconhecimento é concedido anualmente a nações que demonstram, de forma consistente, o uso da criatividade como ferramenta de progresso e desenvolvimento. 

Mesmo em um cenário global competitivo, com mercados publicitários significativamente maiores, o Brasil segue sendo destaque no Cannes Lions. Os investimentos em publicidade no país devem crescer 7,9% em 2025, alcançando R$ 93 bilhões, conforme apontam dados divulgados pela WARC.

Ao longo do evento, o Brasil assumirá papel de destaque em diversas ações, como showcases, palestras, celebrações especiais e ativações em Cannes, além do retorno do FilmBrazil, que promoverá um encontro de networking reunindo a comunidade criativa brasileira e internacional.


O festival também fará uma homenagem especial a Washington Olivetto, falecido em 2024 e considerado o “Padrinho da Publicidade Brasileira”. Primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro e detentor de mais de 50 Leões ao longo de sua carreira, Olivetto será lembrado por sua contribuição histórica para a publicidade.

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, enfatizou a importância da homenagem ao destacar que o prêmio é dedicado aos países que apresentam desempenho consistente no festival, valorizando a criatividade como motor de crescimento econômico e inspiração sem fronteiras. 

Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, destacou que a criatividade é uma força transformadora e essencial para promover mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Citando Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do país, ela relembrou que “não existe criatividade sem paixão”.

Histórico de conquistas

A história do Brasil no Cannes Lions é marcada por conquistas expressivas. Em 1971, o país levou seus primeiros Leões — dois bronzes em Cinema e um Leão de Prata em Televisão. Em 1975, conquistou seus primeiros Ouros e, em 1993, seu primeiro Grand Prix com a campanha Guaraná Diet, criada pela DM9 Publicidade para Guaraná Antarctica. Desde então, o Brasil já acumula 1.911 Leões, sendo 20 Grand Prix.

A participação brasileira também se reflete na forte presença nos júris do festival. Alex Periscinoto foi o primeiro brasileiro a integrar o corpo de jurados em 1972, seguido, anos depois, por Christina Carvalho Pinto, a primeira mulher da América Latina a liderar um grupo de comunicação multinacional. Ao longo dos anos, mais de 400 profissionais brasileiros já participaram dos júris.


Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, destacou que a criatividade é uma força transformadora e essencial para promover mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Citando Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do país, ela relembrou que “não existe criatividade sem paixão”.

Leia também: O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar