MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasil será homenageado como Creative Country of the Year no Cannes Lions 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Brasil será homenageado como Creative Country of the Year na edição de 2025 do Cannes Lions, marcada para junho. O reconhecimento é concedido anualmente a nações que demonstram, de forma consistente, o uso da criatividade como ferramenta de progresso e desenvolvimento. 

Mesmo em um cenário global competitivo, com mercados publicitários significativamente maiores, o Brasil segue sendo destaque no Cannes Lions. Os investimentos em publicidade no país devem crescer 7,9% em 2025, alcançando R$ 93 bilhões, conforme apontam dados divulgados pela WARC.

Ao longo do evento, o Brasil assumirá papel de destaque em diversas ações, como showcases, palestras, celebrações especiais e ativações em Cannes, além do retorno do FilmBrazil, que promoverá um encontro de networking reunindo a comunidade criativa brasileira e internacional.


O festival também fará uma homenagem especial a Washington Olivetto, falecido em 2024 e considerado o “Padrinho da Publicidade Brasileira”. Primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro e detentor de mais de 50 Leões ao longo de sua carreira, Olivetto será lembrado por sua contribuição histórica para a publicidade.

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, enfatizou a importância da homenagem ao destacar que o prêmio é dedicado aos países que apresentam desempenho consistente no festival, valorizando a criatividade como motor de crescimento econômico e inspiração sem fronteiras. 

Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, destacou que a criatividade é uma força transformadora e essencial para promover mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Citando Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do país, ela relembrou que “não existe criatividade sem paixão”.

Histórico de conquistas

A história do Brasil no Cannes Lions é marcada por conquistas expressivas. Em 1971, o país levou seus primeiros Leões — dois bronzes em Cinema e um Leão de Prata em Televisão. Em 1975, conquistou seus primeiros Ouros e, em 1993, seu primeiro Grand Prix com a campanha Guaraná Diet, criada pela DM9 Publicidade para Guaraná Antarctica. Desde então, o Brasil já acumula 1.911 Leões, sendo 20 Grand Prix.

A participação brasileira também se reflete na forte presença nos júris do festival. Alex Periscinoto foi o primeiro brasileiro a integrar o corpo de jurados em 1972, seguido, anos depois, por Christina Carvalho Pinto, a primeira mulher da América Latina a liderar um grupo de comunicação multinacional. Ao longo dos anos, mais de 400 profissionais brasileiros já participaram dos júris.


Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo, destacou que a criatividade é uma força transformadora e essencial para promover mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Citando Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do país, ela relembrou que “não existe criatividade sem paixão”.

Leia também: O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme