MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasil no topo da Economia dos Criadores: oportunidade ou ilusão?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de jan. de 2025

CATEGORIA

Artigos

Brasil no topo da Economia dos Criadores: oportunidade ou ilusão?
Brasil no topo da Economia dos Criadores: oportunidade ou ilusão?
Brasil no topo da Economia dos Criadores: oportunidade ou ilusão?

O Brasil desponta como um dos maiores consumidores de redes sociais no mundo, ocupando a terceira posição no ranking global, de acordo com a Comscore, um dado reflete não apenas a relevância da internet no cotidiano dos brasileiros, mas também o potencial do país como protagonista na chamada “Creator Economy”, também conhecida como Economia dos Criadores. Segundo estimativas do Goldman Sachs, este mercado, que envolve influenciadores e criadores de conteúdo, pode atingir um valor impressionante de US$ 480 bilhões até 2027. Mas será que este cenário de crescimento beneficia a todos de forma igualitária?

content creators

A participação brasileira nesse fenômeno já apresenta números expressivos: em 2022, o YouTube Brasil contribuiu com R$ 4,55 bilhões para o PIB nacional e gerou mais de 140 mil empregos, evidenciando que o impacto econômico vai além do entretenimento. Porém, a monetização desses espaços digitais não é tão democrática quanto parece à primeira vista.

Embora o mercado de criação de conteúdo tenha registrado um aumento de 14% na monetização nos últimos dois anos, os ganhos ainda estão longe de serem homogêneos. Segundo o relatório “Creators & Negócios”, realizado pela Brunch e YOUPIX, 31,44% dos criadores brasileiros recebem entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por mês, enquanto apenas 0,54% ganham acima de R$ 100 mil. Esses números deixam evidente uma grande disparidade de que poucos content creators conseguem transformar a função em uma atividade altamente lucrativa.

Essa desigualdade coloca em questão a promessa de que “há espaço para todos” no mercado de influenciadores digitais e embora os representantes das plataformas afirmem que ainda existe potencial inexplorado, a realidade é que o engajamento — mais do que o número de seguidores — se tornou o verdadeiro fator de diferenciação. Marcas e plataformas priorizam criadores que conseguem manter sua audiência conectada por mais tempo, o que intensifica a competição e torna o ambiente ainda mais desafiador.

Outro ponto importante é o custo emocional e financeiro para quem decide embarcar nessa jornada, uma vez que ser criador de conteúdo exige não apenas habilidades de comunicação e marketing, mas também resiliência para lidar com as pressões do algoritmo e a instabilidade dos ganhos. Além disso, enquanto alguns recebem “mimos”, que são os famosos “recebidos” e têm a oportunidade de trabalhar com grandes marcas, muitos precisam se sustentar com uma renda instável, distante dos altos valores que compõem as manchetes.

O crescimento da “Creator Economy” no Brasil é um misto de oportunidade e desafio. Apesar de que o mercado esteja em expansão e tenha um papel relevante na economia digital, nem todos os criadores se beneficiam igualmente desse crescimento. Para que o país consolide sua posição como líder nesse setor, será necessário investir em educação digital, políticas de apoio à classe criativa e uma maior distribuição de oportunidades. Afinal, o futuro só será sustentável se mais pessoas puderem colher os frutos de sua expansão.

COMPARTILHAR ESSE POST

Eduarda Camargo

Eduarda Camargo

Articulista Colaborador

CMO e responsável pela aquisição de novos clientes na fintech Portão 3.

AUTOR

Eduarda Camargo

Eduarda Camargo

Articulista Colaborador

CMO e responsável pela aquisição de novos clientes na fintech Portão 3.

AUTOR

Eduarda Camargo

Eduarda Camargo

Articulista Colaborador

CMO e responsável pela aquisição de novos clientes na fintech Portão 3.

AUTOR

Eduarda Camargo

Eduarda Camargo

Articulista Colaborador

CMO e responsável pela aquisição de novos clientes na fintech Portão 3.

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme