A Black Friday está se aproximando e, neste ano, 66% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções específicas para a data, conforme apontam dados coletados pela Wake em parceria com o Opinion Box. Intitulado "Intenção de Compra na Black Friday 2024", o estudo aponta que a maioria dos consumidores (58,2%) planeja realizar as compras no e-commerce.
Marketplaces (47,8%), aplicativos (44,3%) e lojas físicas (30%) também serão canais de vendas buscados pelos clientes e devem estar prontos para atender aos diferentes interesses dos compradores. A pesquisa aponta que 55% dos consumidores irão adquirir itens considerados necessários, enquanto 45,9% buscarão objetos de desejo – produtos que ficam nos favoritos ou no carrinho à espera da melhor oferta.
Neste cenário, a lista de categorias mais desejadas pelos compradores para compra na Black Friday inclui Eletrônicos e Informática (26,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (23,4%), Moda e Acessórios (20,4%) e Beleza e Cosméticos (18,2%).
Preços no radar do cliente
De olho na variação de preços em busca de ofertas mais justas, os consumidores pretendem antecipar as buscas pelos produtos que querem adquirir na Black Friday. 37,8% dos entrevistados vão começar a monitorar os preços com um mês de antecedência, enquanto 32,5% já estão acompanhando as flutuações de valores desde agora.
A maioria dos entrevistados pretende gastar acima de R$1.000,00 (23,2%). Em segundo lugar estão os que ainda não sabem quanto irão investir (20,1%), seguido por aqueles que querem desembolsar entre R$500,00 e R$1.000,00 (18,4%).
Quanto aos meios de pagamento, 38,3% dos consumidores preferem optar pelo cartão de crédito parcelado, seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito (24%) e pelo Pix (22,6%), que ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito.
O que os consumidores esperam dos vendedores
Para Alessandro Gil, VP da Wake, os dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos, conveniência e uma experiência de compra integrada, tanto online quanto offline.
O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e conectado, buscando não apenas preços atrativos, mas também conveniência e segurança nas transações. Os consumidores também se preocupam em se preparar financeiramente para adquirir produtos do seu interesse e encontrar os de melhor qualidade em ofertas atrativas.
Para a pesquisa, o Opinion Box ouviu 1076 consumidores brasileiros entre os dias 24 e 30 de julho de 2024, respeitando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica.
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