Em meio às incertezas econômicas, empresários brasileiros têm voltado suas atenções para um novo ativo estratégico: a autoridade. A busca por visibilidade e posicionamento cresceu junto com a demanda por capacitação executiva, que teve alta de 30% nos últimos anos, impulsionada pelo uso das redes sociais como canal de negócios.
Empresas lideradas por CEOs com presença ativa nas mídias têm 40% mais chances de atrair investidores e fechar contratos de grande porte, conforme apontam dados de um levantamento divulgado pelo hub de educação empresarial Grupo X. A lógica se impõe: antes de vender produtos ou serviços, é preciso vender a si mesmo. Esse novo comportamento tem movimentado o mercado de educação corporativa e consolidado o branding pessoal como pilar essencial do crescimento empresarial.
Mais do que dominar gestão e estratégia, os empresários querem aprender a comunicar, construir narrativas e se posicionar de forma estratégica no ambiente digital. Segundo pesquisa inédita realizada pela holding com empreendedores de diferentes regiões do Brasil, 41,7% dos entrevistados buscam capacitação com foco em inovação e adaptação ao mercado — enquanto branding pessoal, autoridade digital e Marketing estratégico ganham relevância no radar das prioridades.

A mudança reflete um novo perfil de empreendedor brasileiro, que vê na própria imagem uma alavanca para vendas, reputação e acesso a oportunidades. Segundo Jorge Kotz, CEO do Grupo X, antes, o foco estava apenas na operação. Hoje, os empresários entendem que a forma como se comunicam também influencia diretamente no crescimento da empresa.
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