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Automação Inteligente no Marketing: Um passo além com GenAI

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

24 de jul. de 2024

CATEGORIA

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Na medida em que as empresas continuam a explorar o potencial da Inteligência Artificial (IA), é evidente que a GenAI já está sendo amplamente utilizada para acelerar processos como criação de conteúdo, design de imagens e documentação. No entanto, o verdadeiro ganho de produtividade reside em ir além dessas aplicações iniciais explorando melhor as possibilidades da automação inteligente.

Dados de mercado mostram que empresas que investem em automação inteligente observam um aumento significativo na eficiência operacional. Segundo o estudo sobre Generative AI and Productivity de 2023 da McKinsey, a GenAI por si só pode aumentar a produtividade em 0,1% a 0,6% anualmente até 2040, e combinada com outras tecnologias a automação pode acrescentar 0,2 a 3,3 pontos percentuais nesse crescimento da produtividade.

Essa automação inteligente vai além das capacidades mais exploradas atualmente da GenAI, oferecendo a promessa de integrar processos de negócios de maneira mais fluida e eficaz, sendo inclusive uma melhor opção em relação a outros integradores já usados até então.

As ferramentas de automação low-code/no-code estão na vanguarda dessa transformação, permitindo que áreas de negócios, como o marketing, automatizem com bastante autonomia diversos processos. Em um modelo de workflow, é possível selecionar uma variedade de ferramentas como ERPs, CRMs, automação de marketing, CMS e outras ferramentas de comunicação, além da própria GenAI, que possuem integrações nativas, configurando ações para serem realizadas em cada uma delas. Por exemplo, é possível extrair de um sistema alguns dados, tratá-los ou enriquecê-los e subir em outro sistema e disparar uma comunicação com GenAI de forma automática. São inúmeras possibilidades e que estão evoluindo cada vez mais rápido para otimizar o dia a dia.Neste sentido, o Gartner prevê que até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas pelas empresas usarão tecnologias de low-code/no-code, um salto significativo em relação aos 25% de 2020.Superando os desafios na implantaçãoO uso de APIs de IA, embora pago, é um investimento que se justifica pelo aumento de produtividade e pela possibilidade de escalar operações. No entanto, um desafio enfrentado com frequência pelos profissionais é o equilíbrio entre reduzir a produtividade atual para investir tempo no aprendizado de novas ferramentas versus a necessidade de entregar resultados imediatos em termos de geração de demanda e leads.

Baseando-se na minha experiência com a equipe de consultoria da Objective, proponho algumas estratégias práticas que podem ser aplicadas para superar esses desafios e implementar a automação inteligente no marketing:

1. Definição de tempo para aprendizado: Invista em “qualitividade” (termo que usamos internamente como referência para qualidade + produtividade). Ou seja, estabeleça períodos regulares, como uma ou duas horas semanais, para que sua equipe possa focar na melhora da própria produtividade, como no aprendizado e testes das novas ferramentas de automação. Esse investimento inicial pode gerar ganhos significativos a longo prazo, pois cria uma cultura de busca por melhoria contínua, que é intensificada conforme a liderança incentiva discussões e compartilhamento desse conhecimento entre todos.2. Identificação de oportunidades: Encoraje toda a equipe a explorar as capacidades das GenAIs e das ferramentas de automação escolhidas. Identificar processos simples que podem ser automatizados, é o primeiro passo para criar a mentalidade voltada a liberar tempo e recursos para atividades mais estratégicas. E nada melhor do que o próprio time que está operacionalizando sugerir quais atividades poderiam ser otimizadas. Reforçe para eles que esse início de processo é importante para identificar possibilidades de automação e que devem registrar as dores e maiores desafios em seus testes para discussão dos melhores caminhos para resolução.3. Engajamento da equipe: Mostre à sua equipe os benefícios pessoais e profissionais da automação. Quando os colaboradores percebem as vantagens diretas, como a redução de tarefas repetitivas, eles se tornam mais motivados a adotar novas tecnologias. Além disso, uma pesquisa de 2023 feita pela ADP Research Institute mostrou que colaboradores que se sentem mais produtivos são 2.6 vezes mais propensos a se sentirem mais motivados e comprometidos.4. Automação de processos simples: Comece com automações básicas que podem ser implementadas pela própria equipe, como a configuração de alertas e disparos de comunicação integrados a ferramentas existentes ou planilhas. Entenda a maturidade da equipe e de seus processos para ter claro até onde poderão ir de forma independente. Algumas vezes é necessário revisar processos e realinhar com todos.5. Parcerias para automação complexa: Para automações mais complexas, considerar a parceria com especialistas pode ser uma estratégia eficaz. Selecione um parceiro que traga uma visão consolidada sobre a amplitude das possibilidades de automação, que somada ao conhecimento já obtido pelo time trará ganhos ainda maiores para direcionar com maior precisão os projetos, trazendo alta velocidade de implantação e aculturamento dos novos processos. Importante, que o mesmo ofereça também treinamentos e compartilhe conhecimento para manter o desenvolvimento e evolução do time, buscando cada vez mais autonomia para integração das soluções aos seus processos.

Neste cenário atual, a automação inteligente no marketing se destaca como um dos tópicos mais discutidos e promissores. A adoção de ferramentas avançadas de automação está redefinindo a maneira como as empresas interagem com seus clientes e otimizam suas operações internas. E toda essa mudança exige em muitos casos mudanças culturais e de gestão, que precisará mais que nunca facilitar o desenvolvimento de novos skills em seus times.

Ao explorar essas estratégias e implementar as ferramentas adequadas, o marketing pode se tornar uma área ainda mais dinâmica e inovadora, posicionando a empresa à frente da concorrência.

*Ligia Fujimoto é Diretora de Marketing da Objective

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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