Ativações em eventos esportivos estão ligadas à felicidade dos atletas, aponta pesquisa Bruno Mello 1 de novembro de 2023

Ativações em eventos esportivos estão ligadas à felicidade dos atletas, aponta pesquisa

         

Em parceria com a Netshoes, Ticket Sports ouviu mais de nove mil praticantes de esportes no país para entender nuances pouco discutidas da relação entre esporte e felicidade

Ativações em eventos esportivos estão ligadas à felicidade dos atletas, aponta pesquisa
Publicidade

Uma das maneiras mais conhecidas para “banhar” o sistema nervoso central com endorfina – o hormônio do bem-estar – é a prática esportiva. A atuação deste neurotransmissor também está conectada à sensação de felicidade: não por acaso, 97,2% dos entrevistados por uma pesquisa conduzida pelo Ticket Sports em parceria com a Netshoes disseram que o esporte tem um papel fundamental para a propagação da felicidade em suas vidas.

Neste contexto, encaixam-se atletas solitários e os que preferem as atividades em grupo. De modo geral, no entanto, a maioria dos praticantes acreditam que os eventos esportivos desempenham um papel de amplificador da felicidade. Isso porque os eventos são importantes locais de contato dos atletas com a própria comunidade e com emoções profundas, descobertas sobre si mesmo.

Os participantes da pesquisa também elencaram diferentes gatilhos de felicidade durante os eventos. Neste panorama, cabe ressaltar que, para 5,5% dos entrevistados, ativações e atividades realizadas no local do evento são o principal gatilho de felicidade – e é aí que as marcas do universo esportivo encontram espaço para fazer a diferença. Quando perguntados se a presença de grandes marcas em eventos é uma motivação a mais para participar de eventos esportivos, 57% dos entrevistados responderam que sim.

A título de comparação, para a maioria dos entrevistados (71,8%) a sensação de felicidade é desencadeada pela percepção de superação pessoal. 38,2% destacaram a emoção da largada e da chegada, enquanto 34,3% evidenciaram a endorfina e as demais sensações causadas pelo exercício.

Diante dos números, a Ticket Sports concluiu que as ativações levadas pelas marcas a diferentes eventos esportivos cumprem um papel essencial para a construção de uma experiência completa, pronta para ampliar os receptores de felicidade em cada atleta. A pesquisa também ressalta que participar desses momentos de felicidade comprovada têm um valor inestimável para as marcas, que ganham presença em momentos-chave, com abertura para emocionar.

Publicidade

Leia também: Surf cresce em popularidade no Brasil e aproxima relação com marcas

Tenys Pé - Clube Mundo do Marketing


Publicidade