Uma das maneiras mais conhecidas para “banhar” o sistema nervoso central com endorfina - o hormônio do bem-estar - é a prática esportiva. A atuação deste neurotransmissor também está conectada à sensação de felicidade: não por acaso, 97,2% dos entrevistados por uma pesquisa conduzida pelo Ticket Sports em parceria com a Netshoes disseram que o esporte tem um papel fundamental para a propagação da felicidade em suas vidas.
Neste contexto, encaixam-se atletas solitários e os que preferem as atividades em grupo. De modo geral, no entanto, a maioria dos praticantes acreditam que os eventos esportivos desempenham um papel de amplificador da felicidade. Isso porque os eventos são importantes locais de contato dos atletas com a própria comunidade e com emoções profundas, descobertas sobre si mesmo.
Os participantes da pesquisa também elencaram diferentes gatilhos de felicidade durante os eventos. Neste panorama, cabe ressaltar que, para 5,5% dos entrevistados, ativações e atividades realizadas no local do evento são o principal gatilho de felicidade - e é aí que as marcas do universo esportivo encontram espaço para fazer a diferença. Quando perguntados se a presença de grandes marcas em eventos é uma motivação a mais para participar de eventos esportivos, 57% dos entrevistados responderam que sim.
A título de comparação, para a maioria dos entrevistados (71,8%) a sensação de felicidade é desencadeada pela percepção de superação pessoal. 38,2% destacaram a emoção da largada e da chegada, enquanto 34,3% evidenciaram a endorfina e as demais sensações causadas pelo exercício.
Diante dos números, a Ticket Sports concluiu que as ativações levadas pelas marcas a diferentes eventos esportivos cumprem um papel essencial para a construção de uma experiência completa, pronta para ampliar os receptores de felicidade em cada atleta. A pesquisa também ressalta que participar desses momentos de felicidade comprovada têm um valor inestimável para as marcas, que ganham presença em momentos-chave, com abertura para emocionar.
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