A temporada de compras de final de ano já começou e, ao que tudo indica, os aplicativos móveis serão grandes aliados dos brasileiros na hora das compras. Isso porque 84,5% dos consumidores ouvidos no relatório “Expectativas do Consumidor 2024”, lançado pela Appdome, expressaram sua preferência pelas praças digitais.
O panorama aponta que os brasileiros estão usando mais aplicativos móveis diariamente, com um crescimento maior em relação à quantidade de apps: 21,5% dos brasileiros usam de 11 a 20 por dia, e 13,9% usam mais de 20, números 24,1% e 73,3% superiores ao padrão global, respectivamente.
Aplicativos de redes sociais e de encontros ocuparam o primeiro lugar entre os mais utilizados, com 56,9%. Os aplicativos de banco, investimentos e carteiras digitais também estão no topo da lista, com 47,9% e 42,4% dos brasileiros afirmando que usam esses aplicativos com mais frequência. Aplicativos de entrega de comida e jogos móveis e apostas também registraram ganhos expressivos, com 41,2% e 34,1%, respectivamente.
O aumento no uso de apps, no entanto, é acompanhado por uma crescente preocupação com a segurança dos dados, especialmente considerando que quase metade da população já sofreu ou conhece alguém que foi vítima de ataques cibernéticos. Neste recorte, a invasão e a fraude móvel lideraram a lista de preocupações, com 61,3% e 54,5% das menções, respectivamente.
Um em cada dois entrevistados relatam que já foram vítimas de golpes de engenharia social, e 48,9% foram alvo de um ataque cibernético, malware móvel ou fraude móvel, excedendo a média global em 60,7% e 15%, respectivamente. Em função disso, 78,7% dos entrevistados disseram ter abandonado apps que não protegeram seus dados.
Na avaliação de Tom Tovar, CEO e Cofundador da Appdome, o aumento massivo do uso de aplicativos móveis no Brasil destaca a necessidade urgente das marcas intensificarem a segurança cibernética para protegerem seus usuários. O executivo destaca que a alta porcentagem de usuários utilizando muitos apps diariamente eleva o risco de ataques, pois cada novo app instalado pode ser uma potencial porta de entrada para ameaças.
Em um cenário onde a cibersegurança é prioridade, prossegue Tovar, empresas que não investirem adequadamente nessa área correm o risco de perder sua base de usuários rapidamente, uma vez que a confiança dos usuários está diretamente vinculada à capacidade de uma empresa de proteger informações sensíveis.
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