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Apenas 22% dos brasileiros se sentem representados pela publicidade atual

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Tempo de Leitura 3 min

O Brasil é um país de grande proporção e que inclui uma diversidade ampla de sotaques, culturas e gostos. A publicidade, no entanto, ainda tem muito a trabalhar quando o assunto é incluir toda a população em uma campanha. De acordo com a nova edição do “Diálogo com os Brasileiros”, sobre as tendências de consumo e comunicação na região Nordeste, apenas 22% das pessoas se sentem representadas pela publicidade atual.

Ao mesmo tempo, 87% dos brasileiros expressaram preferência por ver diferentes sotaques nas telas, evidenciando um desejo de inclusão e diversidade. A pesquisa apontou que, em todo o Brasil, há uma crescente demanda por representações autênticas e diversificadas.

O estudo apresentado, que explora as dinâmicas culturais e as preferências dos consumidores nordestinos, mostrou uma mudança significativa na forma como as marcas devem se aproximar desse público.

O Nordeste reconquistou recentemente o status de segundo maior mercado de consumo do Brasil, mais um dado que desmistifica a ideia de que o país “acontece” no eixo Rio-São Paulo. Dentro dessa região, 42% dos pernambucanos afirmam ter mais orgulho de serem nordestinos do que de serem brasileiros, destacando a importância de uma comunicação que valorize e respeite a identidade local.

O estudo, proprietário da Globo, mostra que falar “com” o público, aproxima e falar “sobre” ele, afasta, como apontaram os executivos. Isso porque não se trata apenas de abordar uma cultura, mas de permitir que os próprios indivíduos sejam os protagonistas das narrativas.

Especialistas comentam importância da representação fiel

Segundo Cláudia Kalim, CoCEO da Gotcha, empresa que organiza o GTalks junto com o GT7, falar ‘com’ é entender e respeitar a visão local, enquanto falar ‘sobre’ é manter uma perspectiva externa, que pode ser desatualizada, afastada e as marcas precisam estar atentas a isso. Ela explica que cocriar com as comunidades locais pode oferecer novas perspectivas inspiradoras para a comunicação.

O estudo apontou ainda que o desejo de uma representação mais fiel é uma oportunidade para atualizar tradições e apresentar uma visão mais completa do Brasil para os próprios brasileiros. A pesquisa aponta que marcas que se envolvem de maneira mais autêntica e colaborativa têm o potencial de se conectar de forma mais significativa com os consumidores.

Para Mariana Rangel, diretora de Marketing da GT7, unidade de negócios do Grupo TODOS Internacional, “a ideia comum de regionalismo que posiciona o Sudeste como centro das narrativas brasileiras é limitada”. A diretora contou que o Nordeste tem suas próprias histórias e tendências, que devem ser reconhecidas e valorizadas, e a comunicação deve refletir essa realidade para ser verdadeiramente eficaz.

A pesquisa, apresentada pela Globo aos clientes e colaboradores da Gotcha e da GT7, reforça a necessidade de uma abordagem mais integrada e regionalizada, destacando a importância de ouvir e compreender o público-alvo em seu contexto cultural específico. Representantes de grandes marcas clientes da Gotcha estiveram presentes e acompanharam o evento, entre eles Cartão de TODOS, Allp Fit, AmorSaúde, Niky, Refuturiza, Allcom Telecom, Mundial, Castelo Alimentos, entre outros. Leia também: Risqué lança edição limitada de rótulos exclusivos para o Nordeste

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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