Desde as mudanças nas políticas de privacidade até a ascensão da inteligência artificial, os profissionais de Marketing têm enfrentado uma avalanche de transformações que geram um número cada vez maior de dados para trabalharem. Diante deste cenário de constantes transformações e desafios, é importante que se tenha boas ferramentas para ajudar a transformar essas informações em insights de valor.
Em qualquer tipo de campanha, é cada vez maior a necessidade da precisão para a conversão do investimento. Remover erros, eliminar dados duplicados e permitir um trabalho mais limpo, facilita na gestão de projetos e permite uma ação de inteligência de vendas cada vez melhor.
A análise de dados também desempenha um papel fundamental ajudando as empresas a entender o comportamento do consumidor, otimizar campanhas e tomar decisões estratégicas. Elas vão desde o entendimento do público-alvo – permitindo a segmentação, medição e identificação – até a otimização das campanhas, facilitando a tomada de decisões, além de fornecer um feedback em tempo real ou ajuste de personalização.
A plataforma Bitrix24 CRM, oferecida pela Bitrix24, Inc., com sede na Virgínia, EUA, permite ao usuário ter acesso a diferentes tipos de métricas que orientarão a decisão de uma forma mais clara e ágil. Por meio do Bitrix 24 Copilot, um assistente movido por Inteligência Artificial, é possível otimizar as tarefas da rotina do profissional de Marketing, fazendo com que a análise de dados seja eficiente e entregando exatamente o que ele precisa – tudo isso com interface em português, de acordo com a LGPD, adaptado para o Brasil.Diferente de outras plataformas, o Bitrix24 é um software on-line que agrega mais de 35 ferramentas que funcionam integradas, permitindo uma clareza maior para trabalhar personalização de campanha, por exemplo. Além das tarefas do dia a dia, ele está disponível em também bate-papos e é ideal para economizar tempo e custos em gestão, uma vez que possui capacidade de gerar respostas preditivas, um calendário inteligente e integrado, entre outras funções.
Análise de Vendas mais inteligente
60% dos executivos de Marketing dizem que incorporaram novos métodos de métricas no ano passado e quase três em cada quatro dizem que já têm analistas de Big Data em suas equipes. Vendas (83%) é a área onde os sistemas de mensuração são mais relevantes, segundo relatório global New Metrics. Isso só mostra o quanto ter uma boa ferramenta é imprescindível nos dias de hoje.
Isso se deve ao fato de que para vender mais e ser cada vez mais assertivo é preciso ter uma boa visão das tendências, do desempenho e das oportunidades de crescimento. Para isso é necessária uma análise de vendas robusta, como a da Bitrix24. A análise de vendas permite que uma empresa identifique tendências emergentes no mercado. Isso inclui mudanças nas preferências do cliente, sazonalidade de vendas e o impacto de eventos externos no comportamento de compra.
Isso porque, ao ter uma visão clara do desempenho passado e atual da empresa em termos de vendas, é possível ver o progresso em relação às metas de vendas estabelecidas e a identificação de áreas de oportunidade para melhorias.
A inteligência de vendas permite otimizar recursos, incluindo a alocação eficiente de pessoal de vendas, a gestão de inventário e a distribuição de recursos de Marketing. Além disso, ajuda a identificar oportunidades de crescimento: novos mercados, segmentos de clientes ou produtos que não estão performando.
Uma campanha efetiva se faz com decisões corretas, com base nos insights obtidos através da análise de vendas. Isso inclui decisões sobre estratégias de precificação, lançamento de novos produtos, expansão geográfica, investimento em Marketing e informações que aprimorem a experiência do cliente.
Apesar do comprovado resultado dos dados, uma das maiores queixas dos profissionais está em relação à falta de mensuração. Para se ter um exemplo, 40% dos executivos da área de Compliance consideram a geração de métricas um ponto crítico a ser melhorado, conforme apontam dados divulgados no “Anuário Compliance On Top 2023”, lançado pela LEC em parceria com a Vittore. Isso porque muitos ainda colhem dados, mas não sabem o que fazer com eles.
Ferramenta de BI como aliadas
Não adianta criar a melhor campanha e não continuar a mensurar o quanto os clientes estão engajando ou não nela. Por isso, uma ferramenta de Business Inteligence se faz necessária em meio ao Marketing Moderno e entre as empresas que querem se destacar no mercado.
Prever a rotatividade e identificar um cliente prestes a cancelar um serviço – e quantos farão isso – antes que ele o faça, faz parte do trabalho do profissional de Marketing. E prever a resposta dos clientes a certas campanhas, conseguir otimizar os gastos, identificar segmentos e personalizar as comunicações se torna ainda mais essencial nos dias de hoje.
No Bitrix24 os relatórios são aprimorados e otimizados a ponto de poderem competir facilmente com as principais ferramentas de BI. Com ele não há necessidade de conectar o Power BI ou outros serviços terceiros, porque os relatórios são editáveis e os dashboards personalizáveis, com modelos para dinâmica de vendas, estrutura de vendas, análise de negócios, etc.
Um exemplo é a entrega de relatórios analíticos da Sales Intelligence. A página mostra a eficácia de cada fonte de tráfego, analisando qual fonte de tráfego ganha mais dinheiro ou qual fonte de tráfego tem uma taxa de conversão mais alta. Tanto em gráfico como tabela, o serviço aponta quantos leads, negócios e ganhos foram gerados a partir de cada fonte de tráfego, taxa de conversão e o valor total de negócios ganhos, por exemplo.
Como criar criar dashboards valiosos para campanhas de Marketing
Os desafios enfrentados pelos profissionais de Marketing são justamente em relação a necessidade de criar indicadores que possam ser plenamente compreendidos pelas suas lideranças. Na análise de dados, uma variedade de métricas pode ser analisada para medir o desempenho das campanhas e estratégias de Marketing.
Um dashboard eficiente permite o acompanhamento de desempenho, identificação de tendências e faz com que a empresa se sinta segura para tomar decisões estratégicas.
Um dos pontos mais importantes é que o dashboard seja focado na usabilidade, afinal, ser fácil de usar e ser entendido por todos os membros da equipe envolvidos na campanha de Marketing é o primeiro passo para trabalhar nele.
Defina objetivos claros: Antes de criar um dashboard, defina claramente os objetivos da sua campanha de Marketing. Isso ajudará a determinar quais métricas são mais importantes para acompanhar.Escolha as métricas certas: Selecione métricas que estejam alinhadas com os seus objetivos. Isso pode incluir métricas como taxas de conversão, retorno sobre o investimento (ROI), custo por lead, tráfego do site, engajamento nas redes sociais, entre outras.Visualização de dados eficaz: Use gráficos e tabelas que facilitem a compreensão das informações. Escolha visualizações que destaquem as tendências e os insights mais importantes.Personalize o dashboard: Crie um dashboard personalizado para atender às necessidades específicas da sua equipe ou da sua empresa. Isso pode incluir a personalização de cores, layout e métricas exibidas. Como o Bitrix24 é um CRM “tudo em um”, os dashboards vem com informações mais robustas, já que a plataforma possui mais de 35 ferramentas de negócios prontas para uso em Colaboração, Tarefas e Projetos, RH, Automação, Documentos, Criador de Sites e Lojas on-line, Contact Center e Comunicação. Não precisa comprar, baixar ou integrar módulos separados. Tudo está em um único software.Atualização em tempo real: No Bitrix24 é possível configurar o dashboard para atualizar em tempo real ou com frequência regular. Isso permitirá o acompanhamento do desempenho da campanha em tempo real e fazer ajustes rapidamente, se necessário.Comparação de dados: Inclua recursos que permitam comparar dados ao longo do tempo, entre diferentes canais de Marketing ou em relação a metas estabelecidas.Acompanhamento de KPIs: Destaque os principais indicadores de desempenho (KPIs) da sua campanha de Marketing para que sejam facilmente identificados e monitorados.
Integração de fontes de dados: Se estiver trabalhando com múltiplas fontes de dados, integre todas elas no seu dashboard para ter uma visão abrangente do desempenho da campanha.
Feedback e otimização: Use os insights do dashboard para fazer ajustes na sua campanha de marketing e otimizar o desempenho ao longo do tempo.A Bitrix24 permite a migração dos dados de outros sistemas ou CRMs de maneira simplificada, e ainda integra as informações de outros serviços e aplicativos. O plano é 100% gratuito para testes e, para quem contrata, a taxa é 100% fixa – o que ajuda a ter custos previsíveis e sem preços por usuário.
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