A Alimentos Wilson registrou um aumento de 81% na receita de vendas por publicidade, acompanhado por uma significativa redução de 80% no ACOS (Advertising Cost of Sales), após três meses de investimentos em estratégias de retail media no Mercado Livre.
O plano de ação para o grupo, dono de marcas como D’ajuda e Mitsuwa, foi dividido em duas etapas. A abordagem inicial foi focada na segmentação inteligente dos produtos, priorizando a promoção de kits e produtos individuais campeões de venda.
Como resultado, no primeiro mês, a Alimentos Wilson atingiu um aumento de 48% nas vendas por publicidade e uma redução de 33% no ACOS, alcançando 12,57%, o que gerou um crescimento de 48% na receita gerada no marketplace.
A etapa seguinte se baseou na reavaliação da estratégia inicial. A partir deste ponto, a campanha adotou uma segmentação por categoria e rentabilidade, ou seja, campanhas com os produtos preferidos do portfólio da Alimentos Wilson.
Em paralelo, foram implementadas comunicações focadas em produtos com volume de venda ou ACOS alto, controlando rigorosamente os custos de publicidade. Isso resultou em um aumento adicional de 16% nas vendas por publicidade em relação ao mês anterior.
Segundo Caio Machado, Diretor da Fire, agência responsável pela estratégia, a ideia de iniciar a promoção com os kits e produtos individuais funciona porque permite diferentes abordagens de Marketing.
Enquanto os kits atraem clientes que querem conveniência e valor agregado, unidades atraem os que já possuem demanda e preferência específicas. Isto, finaliza Machado, resulta em uma maximização das vendas e lucros com a utilização de diferentes estratégias para cada tipo de produto.
Os números obtidos pela Alimentos Wilson reforçam a crescente importância da estratégia de retail media nos mercados de publicidade e demonstram o potencial significativo de otimização e melhorias no investimento publicitário dentro dos marketplaces.
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