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Além da venda: como as comunidades corporativas estão ressignificando a relação entre as empresas e seus clientes

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de out. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Além da venda: como as comunidades corporativas estão ressignificando a relação entre as empresas e seus clientes
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Além da venda: como as comunidades corporativas estão ressignificando a relação entre as empresas e seus clientes

Estamos vivenciando uma mudança de paradigma no universo dos negócios, em especial na relação entre empresas e clientes. Outrora, clientes eram atores passivos nos processos decisórios das organizações, ou seja, apenas recebiam incentivos de marketing e, a partir disso, optavam pela oferta a ou b. Hoje, apontam diversos trabalhos, os clientes desejam um modelo colaborativo e participativo, onde se tornem protagonistas na construção de experiências e personalizações significantes, cocriação de produtos e serviços e inovações que façam sentido para suas vidas. 

O Engajamento do Cliente (Customer Engagement), termo que em grande medida sumariza essa tendência mercadológica, precisa estar no radar das empresas e profissionais de marketing visto o seu potencial de geração de valor. Uma das formas de incorporar seus clientes e audiências ao seu ecossistema de negócios é por meio das comunidades corporativas. Nessas comunidades, eles encontrarão um terreno fértil para a promoção de interações significativas, estímulo à participação ativa e a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da marca e de seus produtos. 

Para que sua empresa possa engajar clientes e entusiastas em torno de uma comunidade corporativa vibrante, precisamos nos atentar para os seguintes aspectos:

1. É crucial ir além da simples agregação de indivíduos e entender as motivações, os níveis de envolvimento e os diferentes papéis que os membros desempenham dentro da comunidade;

2. Segmente a audiência e identifique os membros com maior potencial de engajamento, ou seja, identifique as lideranças e formadores de opinião;

3. É fundamental que os membros da audiência se sintam parte de algo maior, com valores e objetivos compartilhados, logo é importante definir um propósito claro e inspirador para a comunidade, que motive os membros a se engajarem ativamente;

4. A comunicação transparente, o feedback constante e a criação de oportunidades para colaboração e cocriação são essenciais para fortalecer o senso de comunidade e pertencimento;

5. Uma gestão efetiva da comunidade, por sua vez, orquestra um ambiente positivo e inclusivo, onde todos se sintam à vontade para participar, assim como orienta as discussões, incentiva a participação e garante a coesão da comunidade.;

6. O reconhecimento e a recompensa da participação ativa são importantes para manter o engajamento da comunidade;

7. É importante monitorar os resultados da comunidade, coletar feedback dos membros e avaliar o impacto da comunidade nos objetivos de negócio;

8. A escolha das plataformas e ferramentas tecnológicas adequadas é crucial para facilitar a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.

Por fim, não se trata apenas de migrar para plataformas digitais, mas de reestruturar a relação empresa-consumidor, criando um ecossistema de negócios colaborativo, por meio das comunidades, onde os clientes se tornam protagonistas no desenvolvimento da marca e de seus produtos/serviços. As empresas que reconhecerem o poder das comunidades corporativas e se adaptarem a essa nova realidade estarão melhor posicionadas para prosperar em um mercado hipercompetitivo e orientado pelo consumidor.

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Jen Medeiros é CEO da comuh

Jen Medeiros

CEO da comuh

CEO da comuh, empresa precursora em oferecer serviços outsourcing de CaaS (Community as a Service). Possui mais de 12 anos de experiência em Criação e Gestão estratégica de comunidades, é professora da Descola e da Escola Britânica de Artes Criativas e voluntária no Uberhub Code Club. Criou e geriu as comunidades de startups da Bossa Nova, Beta-i Brasil e Nuvini (IPO Nasdaq), educacionais da EBAC e LeWagon, entre outras. Foi nomeada em 2022 e finalista em 2024 do prêmio Community Industry Awards como melhor profissional de comunidades B2B, e é fellow no programa On Deck Community Builders. Palestra desde 2016 sobre empreendedorismo, inovação, mulheres na tecnologia e gestão de comunidades, em eventos como TedX, Startup Summit, CASE, entre outros.

AUTOR

Jen Medeiros é CEO da comuh

Jen Medeiros

CEO da comuh

CEO da comuh, empresa precursora em oferecer serviços outsourcing de CaaS (Community as a Service). Possui mais de 12 anos de experiência em Criação e Gestão estratégica de comunidades, é professora da Descola e da Escola Britânica de Artes Criativas e voluntária no Uberhub Code Club. Criou e geriu as comunidades de startups da Bossa Nova, Beta-i Brasil e Nuvini (IPO Nasdaq), educacionais da EBAC e LeWagon, entre outras. Foi nomeada em 2022 e finalista em 2024 do prêmio Community Industry Awards como melhor profissional de comunidades B2B, e é fellow no programa On Deck Community Builders. Palestra desde 2016 sobre empreendedorismo, inovação, mulheres na tecnologia e gestão de comunidades, em eventos como TedX, Startup Summit, CASE, entre outros.

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