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Academias apostam em formatos inspirados no TikTok para gerar engajamento

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

15 de set. de 2023

CATEGORIA

Mídia

O Brasil é o segundo maior país no ranking mundial de academias, segundo dados do Cupom Válido. Os brasileiros perdem apenas para a Índia no quesito de porcentagem de população frequentando estes espaços. Nesse mercado cada vez mais aquecido, os canais digitais ajudam a ampliar o alcance de marcas e a Buzzmonitor, em busca de entender a presença de grandes players, realizou um monitoramento do perfil de 11 marcas no Instagram, além de menções a elas nas redes sociais: Alpha Fitness, Bio Ritmo, Blue Fit, Bodytech, Cia Athletica, Engenharia do Corpo, Fórmula Academia, Panobianco Academia, Pratique Fitness, Selfit e Smart Fit no perído de 15/08 a 04/09.

Estratégias das academias para se destacar nas redes sociais e temas em alta:

Musculação e suplementos alimentares estão no foco da divulgação das academias

As redes de academias utilizam hashtags para atrair visibilidade e novos alunos para seus serviços. Musculação e Treino são os tipos de atividades mais divulgadas, além da modalidade de body building e do foco no emagrecimento. Aliado a esses objetivos, vemos o investimento na questão alimentar relacionada ao exercício físico, nas hashtags #wheyproten, #suplementos, #nutrição e #bcaa.

Estratégias das academias para se destacar nas redes sociais e temas em alta:

 Vídeos curtos destacam-se em engajamento no Instagram das academias

Trazendo muito da inspiração de formatos que fazem sucesso no TikTok, humor, replicação de trends e vídeos curtos têm sido uma estratégia das academias para gerar engajamento com seus seguidores. Das 11 marcas analisadas no período de 15/08 a 04/09, nove tiveram o vídeo curto como o post com maior engajamento.

Se ampliarmos esse olhar para os cinco posts com maior engajamento de cada marca, os vídeos também são maioria. Em um total de 65%. Alpha Fitness

No período analisado, o post com maior engajamento foi um compilado de vídeos de humor com falhas em exercícios físicos. Todas as sextas, a marca posta uma sequência assim, com bastante sucesso entre os seguidores. Para a rede, todos os cinco posts de maior engajamento foram em formato de vídeo.

Alpha Fitness

Bio Ritmo

A Bio Ritmo une vídeos curtos com formatos tradicionais de vídeo. O top do engajamento foi em parceria com a cantora e compositora Juliana Gorito. O vídeo mostra a importância do autocuidado na rotina. Para eles, o vídeo também se destacou em todas as posições do top 5 posts em engajamento.

Bio Ritmo

Blue Fit

Vídeos de humor no estilo TikTok fizeram sucesso com os seguidores da Blue Fit. O post com maior engajamento do período foi um repost da influenciadora Talize Queiroz, com uma piada sobre a rotina de exercícios. Mais uma vez, todos os destaques foram em vídeo.

Blue Fit

Bodytech

Situações do cotidiano de quem malha tiveram destaque entre os posts da Bodytech e o vídeo curto com as atletas Bia e Bianca conquistou o topo do ranking de engajamento.

Dos top 5 posts da academia, três foram em formato de vídeo e duas imagens.

Bodytech

Cia Athletica

A Cia Athletica entrou em na trend de vídeos de humor com estilo de pegadinha e o formato gerou o melhor resultado do engajamento do período de 15/08 a 04/09 . Dos top 5 posts da academia, apenas este foi em formato de vídeo e as imagens ganharam mais destaque.

Cia Athletica

Engenharia do Corpo

O post com maior engajamento da rede de academias Engenharia do Corpo mostrou uma situação de humor de treinos em dupla, em parceria com a influenciadora Manu Baldissera. E não foi apenas esse vídeo que se destacou. Na lista dos cinco posts com melhor resultado em interações, três foram em formato de vídeo e duas imagens.

Engenharia do Corpo

Fórmula Academia

A Fórmula Academia usa os vídeos curtos para divulgar suas aulas. Entre eles, o que conquistou mais interações dos seguidores foi o post da aula de dança. Dos 5 top posts do período, quatro foram em formato de vídeo.

Fórmula Academia

Panobianco

A Panobianco Academia conseguiu maior engajamento através da cobertura do IHRSA, maior evento do fitness, esporte, saúde e bem-estar da América Latina. O post em formato de carrossel de imagens foi o com melhor engajamento do período. Posts em formato de vídeo também tiveram destaque e ranquearam em quatro dos cinco top posts.

Panobianco

Pratique Fitness

No topo dos posts da Pratique Fitness está um vídeo que simula o envio de um áudio para Larrisa Manoela. Nele, a academia fala sobre sua campanha que incentiva a prática de exercícios em prol da saúde mental. Dos top 5 posts da academia, dois foram em formato de vídeo.

Pratique Fitness

Smart Fit

A Smart Fit apostou no humor para divulgar suas cadeiras massageadoras. O vídeo no estilo TikTok conquistou o topo do ranking de engajamento. Dos top 5 posts da academia Smart Fit, quatro foram em formato de vídeo.

Smart Fit

Selfit

O post que conquistou mais interações dos seguidores da Selfit foi sobre os benefícios do Pilates composto por uma imagem com fotos de uma das aulas. Os vídeos também estiveram presentes na estratégia de conteúdo da academia e dos top 5 posts com maior engajamento, um foi nesse formato.

Selfit

No TikTok, termos relacionados a suplementação estão em ascensão 

Na plataforma TikTok, usuários compartilham conteúdos e sua rotina fitness. Nos últimos 30 dias (05/08 a 05/09), as vitaminas e suplementos alimentares estiveram em alta na categoria Health. A hashtag #vitamin ocupou o 14° lugar do ranking (subindo uma colocação) e, juntos, os vídeos marcados com esse tema conquistaram 5 milhões de visualizações.

Além disso, entraram na lista das top 50 hashtags o #suplementoalimentar e #suplementos alimentares.

Para a análise, foi considerado o ranking mundial.

Já na categoria de Sports & Outdoor, as hashtags mais bem ranqueadas sobre exercícios de nos últimos 30 dias foram: #treinoemcasa, #treinopesado, #legday, #fisiculturismo e #bodybuilder. Juntas, estas hashtags acumulam 531.3 milhões de visualizações.

Leia também: Movimento de saudabilidade faz Olympikus investir no segmento fitness

Spark - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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