Voo de parapente no Rio de Janeiro acaba em desespero. O instrutor de voo de parapente no Rio de Janeiro fica desesperado ao entrar em uma nuvem e começa a rezar em sinal de desespero. Qual a melhor maneira de não fazer nada e achar que está fazendo algo? Rezando. Assista aqui o vídeo.
Mas o que um voo de parapente que quase acabou em tragédia tem a ver com marketing digital e CRM?
Se você substituir o instrutor de voo por um profissional de marketing digital que não gerencia sua estratégia por meio de um CRM, você vai viver o mesmo desespero e ter o mesmo resultado, vai viver momentos terríveis e, se escapar do pior, terá sido por pura sorte.
Assim como o instrutor de parapente, a grande maioria dos profissionais de marketing digital não está ali, à frente de um projeto importante, sem ter se preparado para isso. Tenho certeza que estudaram muito e já têm experiência.
Porém, muitos deles operacionalizam suas estratégias sem o acompanhamento de um CRM. Se você já leu meu artigo “Data Driven Marketing Digital: como gerir projetos de Marketing com base em números”, você já sabe da importância de estabelecer metas e acompanhá-las. Agora você precisa saber que com um CRM, você pode executar seu trabalho de acompanhar, analisar e estabelecer novas metas de forma mais assertiva e profissional.CRM, ou Customer Relationship Management, é um software de gestão de clientes. No caso do marketing, ele pode gerir a jornada completa do cliente, desde o momento que ele é um desconhecido da sua empresa, passando por lead, lead qualificado, oportunidade e se tornando um cliente.
Aliás, mesmo depois de se tornar um cliente, a boa estratégia de marketing não esquece dele e, por meio de um bom CRM, você pode implementar ações que ajudem no processo de onboarding (ex.: gestão de envio e mensuração de NPS), de retenção (ex.: envio de conteúdos educativos) e de expansão de carteira (ex.: envio personalizado de mensagens com ofertas adequadas ao perfil do cliente).
Quando falamos de gestão de marketing digital, estamos falando que o CRM oferece ferramentas para isso. Por meio dele você tem ferramentas operacionais (criação de pop ups, posts, insights de SEO, disparos de e-mails e mensagens de WhatsApp, landing pages e formulários, etc), gere informações dos leads - lead scoring (demográficas e comportamentais). A partir disso, consegue gerar dados para monitorar o resultado da sua estratégia, desde informações mais específicas como tráfego do site ou abertura de e-mails, como informações mais estratégicas como taxas de conversão e volume de leads.
Portanto, se alguém está gerindo um projeto de marketing sem um CRM está igual ao instrutor de parapente do vídeo. A princípio pode até saber o que está fazendo, mas se descuidar, ou se vier uma dificuldade, vai ter que seguir “às cegas” e seu sucesso vai depender puramente da sorte.
Note que basicamente o que estou dizendo é: não há gestão de marketing digital sem ele. A boa notícia é que existem no mercado desde ferramentas mais simples e bem acessíveis, até ferramentas mais caras e com funcionalidades bastante avançadas. Vale a pena analisar custo e benefício e investir naquele que vai efetivamente te ajudar a bater as suas metas.
E aí ficou convencido? Deixe seus comentários!
*Fábio Duran é Sócio da Agência 8D Hubify. Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP. Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da agência 8D Hubify, Top 1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022, de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
COMPARTILHAR ESSE POST