MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

A métrica para um crescimento sólido e progressivo no varejo: os ensinamentos de Aaron Ross

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

20 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A métrica para um crescimento sólido e progressivo no varejo: os ensinamentos de Aaron Ross
A métrica para um crescimento sólido e progressivo no varejo: os ensinamentos de Aaron Ross
A métrica para um crescimento sólido e progressivo no varejo: os ensinamentos de Aaron Ross

Mais de uma década após o lançamento do livro "Receita Previsível", os princípios de Aaron Ross seguem sendo aplicados por empresas ao redor do mundo, e no varejo não é diferente. Redes de lojas, marketplaces e e-commerces podem usar esses conceitos para estruturar estratégias mais eficientes, reduzindo custos de aquisição de clientes e garantindo um crescimento mais previsível.

Na categoria de supermercados, especificamente, crescer de forma acelerada é um objetivo constante. Mas, mais do que crescer rapidamente, é essencial que esse crescimento seja previsível e sustentável. Durante uma palestra no segundo dia da Super Rio Expofood 2025, Aaron deixou insights e lições para um crescimento sólido do varejo.

Ross, que ajudou a Salesforce a gerar mais de US$ 100 milhões em receita extra sem contar com cold calls tradicionais, criou um método que equilibra previsibilidade, produtividade e especialização no processo de vendas. Durante a apresentação, ele explica o modelo de prospecção outbound que permite escalar os resultados sem depender exclusivamente de indicações ou do inbound Marketing. E no varejo, esses conceitos podem ser aplicados para otimizar processos e impulsionar as vendas.

Aaron Ross e Fabio Cruz, Presidente Asserj

O segredo para crescer com previsibilidade no varejo

O grande diferencial, segundo Ross, está na estruturação do time comercial. No lugar de vendedores que fazem tudo, desde a prospecção até o fechamento, o especialista propõe uma divisão de funções que permite maior especialização e produtividade. “Você precisa das pessoas certas nos cargos certos para garantir eficiência”, afirmou no palco da Convenção Américas, no RioCentro.

No varejo, isso pode ser adaptado para melhorar a gestão de clientes, fortalecer a prospecção de novos consumidores e aprimorar a experiência de compra. O processo é composto por três grandes pilares. O primeiro de equipe de prospecção outbound, que no varejo pode ser voltada a campanhas segmentadas, programas de fidelização e estratégias de CRM que buscam novos clientes ativamente.

Outro de executivos de contas que foca no treinamento dos vendedores para transformar oportunidades em conversões reais, utilizando dados e insights para personalizar o atendimento. O último é sobre a equipe de sucesso do cliente, que pode ser feito com um bom pós-venda, ofertas personalizadas e acompanhamento contínuo dos consumidores para garantir recompra e lealdade à marca. “Os clientes querem receber ofertas que façam sentido para eles, não mensagens genéricas. As ferramentas de CRM são essenciais para acompanhar e otimizar as interações”, pontuou.

O papel da previsibilidade nas vendas do varejo

Um dos maiores desafios para empresas varejistas é a flutuação na demanda e a dificuldade em prever receitas. O modelo proposto por Ross permite transformar as vendas em um processo mensurável e repetível, reduzindo a dependência de sazonalidades e criando um fluxo constante de novos clientes. “O mercado está cada vez mais dinâmico e exigente. Se você não investir em estratégias previsíveis, ficará para trás”, aconselhou.

O conceito de "Cold Calling 2.0", bastante difundido pelo especialista, é um dos grandes trunfos da metodologia. No varejo, isso pode ser aplicado em campanhas de Marketing digital que atingem clientes certos no momento certo, utilizando dados para personalizar ofertas e aumentar as chances de conversão. “Se você não sabe quem é seu cliente e o que ele deseja, está apenas jogando estratégias aleatórias no mercado”, afirmou Ross.

A 35ª edição da SRE Trade Show - Super Rio Expofood termina nesta quinta, dia 20, com a expectativa de gerar R$ 6 bilhões em negócios, superando os R$ 4,2 da última edição.

Leia também: Atacadão inaugura loja modelo em retail media com mais de 200m² de telas

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme