MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

A importância do Marketing na automação de processos: uma dose de perspectivas para 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

18 de jan. de 2024

CATEGORIA

Performance

O cenário empresarial contemporâneo testemunha uma interconexão cada vez maior entre marketing e automação de processos, moldando estratégias eficientes e impulsionando o crescimento das organizações.

Um estudo da Salesfusion mostra que 60% dos entrevistados afirmaram que a automação de marketing digital combinada com o uso de um software de CRM otimizou a comunicação entre os times comerciais e o de marketing e também resultaram em melhorias em termos de eficiência.

Dessa forma, não é de se espantar que a expectativa para a automação de marketing digital pelas empresas atinja uma marca de US$ 6,6  bilhões até 2025, segundo a KBV Research.

Afinal, a automação de processos, quando habilmente integrada às estratégias de marketing, não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também otimiza a personalização da experiência do cliente. A capacidade de coletar e analisar dados em tempo real permite a adaptação instantânea das campanhas, garantindo uma comunicação mais direcionada e relevante.

Além disso, a automação proporciona uma visão mais abrangente do funil de vendas, desde a geração de leads até a fidelização do cliente. O marketing orientado por dados, impulsionado por ferramentas de automação, capacita as empresas a compreenderem as preferências individuais dos consumidores, criando estratégias mais eficazes e construindo relacionamentos sólidos ao longo do tempo.

O que esperar em 2024

Durante este anos, espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel ainda mais proeminente na automação de processos de marketing.

Será muito comum que o setor de marketing adote algoritmos sofisticados  capazes de antecipar as necessidades dos consumidores, automatizando não apenas tarefas operacionais, mas também a tomada de decisões estratégicas. Isso permitirá que as empresas ofereçam experiências personalizadas em larga escala, impulsionando a satisfação do cliente.

De fato, esta é uma prioridade das marcas no decorrer de 2024. Estudos como o divulgado pela Forrester mostram que 72% das empresas dizem que melhorar a experiência do cliente é sua principal prioridade.

Mas para seguir nesse caminho, é imperativo que as organizações mantenham um equilíbrio entre a automação e a humanização do marketing. Embora a tecnologia impulsione a eficiência, a autenticidade na comunicação ainda é imprescindível.

Não tenho dúvidas que as empresas bem-sucedidas durante este ano serão aquelas que conseguirem integrar a automação de processos de marketing de forma inteligente, mantendo um toque humano nas interações.

Estamos na era da colaboração entre humanos e tecnologias. As companhias que souberem lidar com isso, certamente, estarão prontas para lidar com os desafios que teremos pela frente.

*Clarissa Almeida é Gerente de Marketing da Yank Solutions

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme