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9 tendências para ficar de olho no mercado de alimentação

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

26 de mar. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Tendências não são efêmeras. Elas estão alicerçadas em mudanças do macro ambiente e transformações comportamentais. Não são como os modismos que aparecem, explodem e somem como o fogo na pólvora.

Com base em uma análise de pesquisas, relatórios de tendências, conversas com parceiros comerciais e especialistas, o time de Marca & Inovação da AB Mauri, identificou 9 tendências para alimentação emergindo.

9 tendências para alimentação:

1 #NovoNormal 2 #MenosPorMais 3 #Respira 4 #ParaViverBem 5 #Desestereotipar 6 #Newstalgia 7 #Planet1 8 #EuQueroÉMais 9 #VidaIntegrada

 

#NovoNormal

Rotina revivida. As pessoas retomam suas rotinas pré-isolamento social com ajustes, reinventando o habitar.

A casa é resgatada como um lugar de viver (e não só dormir).

As relações familiares e amizades foram repensadas durante o isolamento.

O digital ganhou força e entrou na vida de pessoas que ainda não faziam uso cotidiano de TI (como redes sociais, Whatsapp, ecommerce, streaming).

Sair de casa passa a não ser uma necessidade, inclusive sendo questionada em alguns momentos. Capacidade de fazer pedidos a qualquer momento e receber onde desejar.

A dimensão do tempo como a nova moeda mais preciosa para o ser humano.

#MenosPorMais

Cresce o número de famílias com dificuldades financeiras e gerenciais, o orçamento é cada vez mais um desafio.

O preço é um fator importante, mas os consumidores estão preparados para comprar menos itens em troca de maior qualidade.

Economizar no que não vê muito valor para poder investir nas marcas que vê valor.

Consumidor troca de loja e muda o comportamento de compra para poder se manter nas marcas desejadas.

#Respira

Num mundo acelerado, frenético e ansioso, aparece a necessidade de conscientemente desacelerar, respirar e buscar equilíbrio.

Vemos a valorização dos momentos desconectados, minimalismo digital, rituais introspectivos, atividades em família e amigos próximos, rituais de equilíbrio e busca da essência, conexão pessoal.

Foco na felicidade, bem-estar mental e emocional, autocuidado.

Procura por simplificar a vida, minimalismo na alimentação.

#ParaViverBem A mudança da pirâmide etária no Brasil vem trazendo novos hábitos para a população. Aumenta a preocupação com uma alimentação mais saudável, seja por redução dos bads, seja por aumentos dos goods, sem abrir mão de sabor.

Foco em nutrição, saúde e funcionalidade.

Essa tendência diz respeito a longevidade, não envelhecimento. É o território do autocuidado preventivo.

Melhorar a vida por meio de escolhas alimentares.

Idosos digitais: da resistência à confiança.

#Desestereotipar

A luta pelos direitos dos grupos minoritários está cada vez mais forte. Estão ganhando mais visibilidade e representatividade.

As pessoas não estão recuando até que haja uma mudança positiva.

Diversidade, equidade e inclusão devem estar no centro dos valores fundamentais.

Paixão e propósito impulsionam a ação.

Consumidores apoiam marcas alinhadas com seus valores. É preciso causar um impacto positivo.

Personalização e autenticidade em alta.

Sentimento de pertencimento.

#Newstalgia

Em contraponto a um mundo que muda muito rápido (VUCA / BANI), as pessoas buscam conexões emocionais seguras que remetam a um passado confortante, mas atualizado.

Criação de relacionamentos intergeracionais: gerações diferentes experimentando as mesmas coisas. Produtos e momentos atemporais, recriando e recordando a união de diferentes gerações.

A emoção é responsável pela compra, através das experiências sensitivas, afetivas e memoráveis.

Sabores clássicos ou reinventados, baseados em sucessos do passado, trazendo ao cliente a experiência que lembra a infância enquanto experimenta algo novo.

Parcerias entre marcas de diferentes segmentos.

A culinária afetiva gera gatilhos emocionais.

#Planeta1

A lógica é a da finitude dos recursos e busca de alternativas pois não existe Planeta 2.

Sustentabilidade, consumo consciente, consumo compartilhado.

Crescimento de flexitarianismo, vegetarianismo e veganismo.

Fortes laços com comunidades locais para preservar cultura e reduzir a pegada de carbono.

Busca por causar impacto positivo no planeta, embalagens sustentáveis.

Consumo consciente.

Maior confiança em rótulos éticos.

#EuQueroÉMais

Pessoas procuram diversão, conexão e rituais através da alimentação e experiências de compra.

A busca por maximização das experiências. Experiências multissensoriais. Comportamentos hedônicos.

O parecer vira parte importante da experiência. A vida lida do reels e compartilhada em ambientes instagramáveis.

O mundo é um palco. Geração Z como criadora de tendências e de profissionais emergentes. Autenticidade e impacto social chamam a sua atenção. Influenciador, não influenciado.

#VidaIntegrada

Evolução tecnológica ficando cada vez mais distribuída, acessível e amigável.

Não é necessário ser um expert para adotar tecnologia no dia a dia. AI cada vez mais acessível.

Máquinas e pessoas participam numa jornada integrada de compra e consumo. Cada um agregando valor para pessoas especificas em ocasiões específicas.

Experiência de compra fácil e conveniente para minimizar o tempo gasto com compras e melhorar algumas jornadas.

Mais canais de interação na prestação de serviço. Possibilidade de escolha. Humanização e personalização da tecnologia.

Uma matriz para amarração

Em uma dimensão podemos pensar em questões mais imediatas, ligadas às necessidades e desejos de curto prazo, e outras questões à sustentabilidade e longevidade. Numa outra dimensão, podemos pensar que existem questões ligadas mais a sobrevivência, como atendimento de necessidades básicas, e outras questões mais ligadas ao viver bem.

Dessas duas dimensões nasce uma matriz 2 x 2 na qual emergem 4 quadrantes: mais sobrevivência, mais hedonismo, mais permanência e mais legado.

Podemos distribuir as 9 tendências nessa matriz, sendo algumas mais ligadas ao hoje e a sobrevivência (como #MenosPorMais) e outras mais ligadas ao viver bem no futuro (como #ParaViverBem).

diversão e arte - alma - espiritual

Marcas & Tendência

Dentro desse cenário, a AB Mauri, empresa de soluções de panificação e confeitaria do grupo britânico ABF (Associated British Foods), acredita que cada marca tem o seu território e que ao entender tendências específicas e mudanças de comportamento, consegue atender melhor às necessidades atuais dos seus consumidores. A marca Fleischmann Gran Finale, por exemplo, que se posiciona como a marca da confeitaria alegre e criativa, tem propriedade para produzir manifestações ligadas a tendência #euqueroémais e, dessa forma, melhorar a conexão com o seu público-alvo.

3 Dicas para os gestores de Marketing Contemporâneos 1. Conheça bem seu mercado e busque compreender o sentido por detrás das movimentações. Entenda não só os movimentos, mas as causas que explicam os movimentos. 2. Entenda bem a proposta de sua Marca. As manifestações desalinhadas com o projeto da marca podem trazer vendas de curto prazo, mas destroem valor de marca no longo prazo. 3. Tome decisões pensando no futuro. As decisões estratégicas tomadas hoje só produzirão efeito no futuro. Projetos futuros possíveis para definir estratégia. *Maria Clara Camargo é Publicitária formada pela ESPM e Assistente de Marketing na AB Mauri.

Maria Clara Camargo

 

 

 

 

 

*Hélen Figueirôa Costa é Engenheira Agrônoma formada pela USP, com especialização em Marketing e Projetos pela FGV, Impacta e Clarify, atuando como Gerente de Projetos de Inovação na AB Mauri.


 

 

 

 

 

 

*Alexandre Salvador é Mestre e Doutor em Administração pela USP, com especialização em Marketing, Marca e Produtos pela FGV, ESPM e MMS e especialização em Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua como Diretor de Marca e Inovação na AB Mauri e Professor de cursos de pós-graduação na FIA e ESPM. É casado com a Juliana e pai da Bia e da Isa.

Alexandre Salvador

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