MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

80% dos brasileiros temem fraudes online: o desafio da segurança no e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

1 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Apesar do avanço do comércio eletrônico nos últimos anos, a insegurança dos consumidores ainda representa um grande desafio para o setor. 80% dos brasileiros temem ser vítimas de fraudes online, e 35% consideram as compras virtuais a atividade mais vulnerável ao acesso indevido de seus dados pessoais, conforme aponta uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Mesmo com a evolução das tecnologias de segurança, o receio de exposição de informações sensíveis ainda impacta a decisão de compra. Para Eduarda Camargo, Chief Growth Officer da Portão 3 (P3), a falta de transparência e segurança nas plataformas é um dos principais fatores que alimentam essa desconfiança.


As pessoas temem que seus dados sejam vazados ou usados indevidamente, principalmente em sites pouco conhecidos ou que não transmitem credibilidade. A ausência de selos de segurança e de políticas claras de privacidade reforça essa percepção negativa, defende a CGO. Esse cenário, explica Eduarda, afeta diretamente as taxas de conversão das empresas, já que muitos consumidores hesitam antes de concluir uma compra.  

O crescimento dos golpes financeiros na internet também contribui para essa cautela. O estudo da FEBRABAN aponta que muitos usuários evitam inserir dados sensíveis, como números de cartões de crédito e senhas, por medo de ataques cibernéticos. Embora essa preocupação seja compreensível, ela representa um obstáculo para o e-commerce, que depende da confiança do consumidor para expandir suas operações. 

O que fazer? 

Além de oferecer diferentes opções de pagamento, a adoção de certificados de criptografia, como o SSL (Secure Sockets Layer), e a exibição de selos de confiança reconhecidos são medidas fundamentais para reforçar a segurança. Empresas que comunicam de forma clara e transparente como lidam com os dados dos usuários estabelecem uma relação de credibilidade e demonstram comprometimento com a proteção das informações.

 

Para que o e-commerce alcance todo o seu potencial, as empresas precisam investir em segurança e transparência digital. Eduarda ressalta que garantir que o usuário tenha uma experiência confiável e sem riscos é essencial para fidelizar clientes e expandir os negócios. O mercado online continuará crescendo, mas apenas as empresas que priorizarem a proteção dos dados estarão preparadas para consolidar sua posição.

Leia também: E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme