MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de nov. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

O uso de ferramentas digitais vem aumentando entre as empresas B2B no Brasil. Na prática, 78% das companhias B2B no país utilizam ferramentas digitais em seus modelos de negócios, enquanto o índice era de 73% na edição de 2022, segundo o estudo “A maturidade digital nas empresas B2B”, feito pela Ploomes, em colaboração com a Opinion Box. Ainda segundo a percepção dos participantes, 75% deles acreditam que suas empresas alcançaram um nível maior de digitalização - comparado a 68% na pesquisa anterior.

De acordo com os entrevistados, hoje a área mais digital das empresas, claro, é a área de tecnologia (26%). Na sequência, as áreas apontadas como as mais digitais são os departamentos de Marketing (19%) e Vendas (15%).

No setor de Marketing, as principais estratégias utilizadas são as redes sociais (57%), seguidas pelo e-mail marketing (37%). Outro dado que chama a atenção é a relevância dos eventos presenciais (33%), sugerindo que algumas empresas ainda valorizam as interações físicas mesmo em um cenário de crescente digitalização. Já o WhatsApp Business é a principal ferramenta utilizada pelo time de Marketing das empresas (45%).

Em Vendas, há uma predominância de modelos baseados em inside sales (31%), indicando uma forte dependência de canais digitais. Por outro lado, chama a atenção que apenas um pequeno número de empresas optou por um modelo de vendas completamente externo (5%), o que pode ser comum em setores industriais ou bens de capital onde a interação presencial é essencial para o fechamento de negócios;

Em termos de ferramentas da área comercial, as planilhas ainda se sobressaem (38%), seguidas pelo CRM (33%) e sistema próprio (24%). Quando entramos no relacionamento com o cliente, o WhatsApp volta à cena, sendo considerado o mais eficaz (73%). Logo após encontram-se o e-mail (64%) e a ligação (53%). Olhando para o futuro, as empresas B2B estão otimistas. 34% delas acredita que em 2024 os negócios vão ficar ainda melhores por conta da adoção de tecnologia.

Leia também: 7 maiores erros do CMO

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme