A Black Friday está chegando e, como de costume, os brasileiros se preparam para agarrar achados amigáveis ao bolso. 70% dos consumidores entrevistados em um mapeamento sobre sobre as intenções de compra para a ocasião já começaram o planejamento financeiro, e 60% deles pretendem gastar mais de R$ 500,00 durante o período de promoções. Por outro lado, 32% dos compradores planejam manter viva a tradição de deixar a compra para a última hora.
Em ambos os cenários, algumas categorias devem atrair mais o olhar do consumidor. Eletrônicos lideram, com 53% dos consumidores interessados em smartphones, games, smartwatches e outros dispositivos. Eletrodomésticos aparecem em seguida, com 44% citando itens como geladeiras, airfryers e micro-ondas. Roupas foram mencionadas por 39%, viagens por 26% e produtos de beleza por 25%.
Conhecendo a vontade do consumidor, marcas devem encarar os meses que antecedem a Black Friday como um período decisivo. Naturalmente, a regra serve para empresas de todos os portes, mas pequenas e médias empresas, em especial, devem prever demanda, organizar estoques e definir estratégias de precificação para que os descontos não comprometam a margem.

Frete continua decisivo
O mapeamento sugere que a jornada de consumo é cada vez mais digital e mobile. Por isso, o custo do frete permanece como fator determinante na decisão de compra. Quase metade dos entrevistados (48%) disse que abandonaria uma compra diante de taxas elevadas, mesmo com boas promoções.
Outros 53% preferem esperar para garantir frete grátis, e 31% valorizam a possibilidade de retirada em loja física. O celular é o principal dispositivo de compras online para 75% dos consumidores, seguido pelo computador (20%). Entre os canais, 58% citam sites de lojas, 52% aplicativos, 31% marketplaces e 29% lojas físicas.

Pix cresce como forma de pagamento
Embora o cartão de crédito continue liderando, com 60% de intenção de uso, o percentual caiu em relação a 2024, quando era citado por 75%. Em contrapartida, o Pix registrou crescimento significativo: 38% dos consumidores pretendem utilizá-lo, ante 23% no ano passado.
A popularidade reflete a recorrência do Pix e de modalidades como o Pix parcelado, que confere mais praticidade ao método de pagamento. Pensando nisso, empreendedores também devem estar preparados para oferecer todas as formas de pagamento, incluindo débito e boleto, ainda utilizadas por parte dos consumidores.
Leia também: Black Friday segue soberana no funil de vendas e desafia marcas a romper a saturação digital
COMPARTILHAR ESSE POST







