A publicidade em aplicativos móveis está se tornando uma ferramenta cada vez mais poderosa para os profissionais de Marketing que desejam impulsionar a aquisição de usuários. Inclusive, li um estudo da Statista que mostrou que o gasto com anúncios móveis aumentou exponencialmente na última década e está previsto que chegue perto de US$ 400 bilhões em 2024.
A jornada pelo universo dos anúncios móveis pode ser tanto desafiadora quanto recompensadora. Tenho convicção que existem boas práticas que podem auxiliar na busca pelo êxito. Compartilho algumas delas a seguir.
1. Escolha os formatos de anúncio corretos
Acredito que uma das primeiras etapas é entender quais formatos de anúncio funcionam melhor com o seu público-alvo e se encaixam no fluxo de um aplicativo.
E não importa em qual meio você se comunicar: anúncios interativos, de vídeo ou mesmo estáticos. Considere sua abordagem para cada plataforma separadamente – lembre-se de que todas elas exibem anúncios de maneiras diferentes.
2. Encontre o público certo
Você sabe o quanto é importante, para o sucesso da campanha, combinar o anúncio com o público certo – até porque uma alta relevância leva a maiores taxas de conversão.
Hoje a tecnologia se revela uma grande aliada nessa tarefa e os profissionais de marketing móvel precisam utilizar inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para construir públicos-alvo ideais. Acredito que o uso destas tecnologias atualmente é parte fundamental do trabalho, pois elas permitem a segmentação dos usuários mais propensos a se envolver com seus anúncios.
3. Não exagere
Pela minha experiência de mercado, percebo que as empresas muitas vezes cometem o erro de bombardear os usuários com anúncios, acreditando que mais exposição resultará em melhores resultados. E elas aprendem da maneira mais difícil, que isso apenas irrita os clientes em potencial. Não importa o quão bom seja o seu conteúdo, ninguém quer ter anúncios interferindo em sua experiência.
Algumas ações podem evitar impactos negativos na percepção da marca pelo público, como segmentá-lo e utilizar peças publicitárias relevantes. Considere também o tempo do anúncio e sempre tentar melhorar a experiência do usuário em vez de prejudicá-la.
4. Use o modelo de precificação correto
Desde o Custo por Mil (CPM) ao Custo por Clique (CPC) e Custo por Instalação (CPI), existem vários modelos de precificação. Certifique-se de escolher aquele que melhor se adapta aos objetivos da sua campanha. É preciso entender que cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha correta pode impactar significativamente no sucesso da sua campanha.
5. Escolha o MMP certo
Quando se trata de usar inteligência para melhorar campanhas anteriores, contar com a ajuda de um Mobile Measurement Partner (MMP) faz toda a diferença.
Os dados e insights disponibilizados por esse tipo de ferramenta são fundamentais para permanecer informado à medida que uma empresa avança nas campanhas, podendo otimizá-las em tempo real ou criar estratégias futuras. Isso sem dizer que os MMPs são imparciais e ajudam a proteger contra fraudes de anúncios móveis, além de manter os dados limpos.
6. Entenda a jornada completa do usuário
Acredito que um dos maiores benefícios de utilizar um MMP é a capacidade de entender a jornada completa do usuário, até porque medir eventos no aplicativo e o comportamento do usuário permitirá a identificação tipo de cliente que oferece mais valor de monetização. É preciso compreender que informações 'valem ouro' na segmentação de potenciais usuários de alto valor, o que resultará em um aumento significativo no valor da vida útil dos clientes.
7. Lembre-se de retargeting
Nunca subestime o poder do retargeting. Os usuários que já demonstraram interesse em uma marca são incrivelmente valiosos. Em uma campanha, é possível focar em reengajar usuários que converteram, mas depois desistiram. Isso não apenas impulsionará o ROAS, mas também aumentará o valor da vida útil (LTV) desses usuários.
O poder da publicidade em aplicativos móveis está na sua capacidade de melhorar o CTR, o engajamento e impulsionar a receita. Empregar a segmentação para exibir anúncios para a base de usuários mais relevante adiciona um nível de precisão que só serve para recompensar ainda mais os profissionais de Marketing experientes.
É preciso que o profissional faça perguntas a si mesmo o tempo todo sobre as estratégias que estão sendo executadas. Revisar aspectos como rede de anúncios, segmentação de público e criatividade do conteúdo são primordiais para que as campanhas atinjam seu potencial máximo.
Acredito que avaliar a eficácia dos anúncios é essencial para uma campanha bem-sucedida e ter, para isso, parceiros que apoiem a jornada e possam oferecer inteligência de dados é uma maneira ainda mais valiosa de tentar chegar na melhor campanha possível, engajando usuários e mantendo-os como seu público fiel.
*Flávio Levi é Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina
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