MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

69% dos brasileiros gastarão até R$250 no Dia dos Pais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de ago. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Dia dos Pais de 2025 tende a ser celebrado com mais emoção e menos apelo comercial. Neste ano, 69% dos brasileiros planejam gastar até R$250,00 nas comemorações, passando mais tempo junto à família e menos pensando em presentes, segundo uma pesquisa feita pela Hibou em parceria com a Score Group. Isso porque quase quatro em cada 10 brasileiros (38%) relatam estar com o orçamento mais restrito este ano, o que impacta diretamente nos gastos com a data. 

Outros 10% também afirmam ter recursos limitados, mas não pretendem deixar a celebração de lado. Neste contexto, a preferência majoritária é por encontros reservados. Ficar em casa sem receber visitas será a opção de 18% dos entrevistados, enquanto 15% visitarão pai ou sogro. Outros 10% pretendem receber familiares em casa e 8% planejam sair para restaurantes.

 

Emoção e identificação superam celebridades nas campanhas

Campanhas que apostam em respeito, amor e emoção são as mais valorizadas (27% e 22%, respectivamente), seguidas por bom humor (20%) e originalidade (19%). Promoções (19%), identificação com o perfil do pai (18%), criatividade (17%) e representatividade (16%) também são importantes. Apenas 1% se atrai por celebridades, e 27% afirmam não prestar atenção em campanhas para a data.

É preciso ter cuidado: uma em cada dez pessoas já se sentiu incomodada por campanhas de Dia dos Pais. Os principais motivos foram o tom forçado (42%), o constrangimento por não poder comprar presentes (23%), a vulnerabilidade emocional (21%), situações de doença na família (20%) e o luto por pais ou filhos (19%).

Roupas lideram intenção de compra

Entre os que vão às compras, as categorias de presentes mais citadas foram: vestuário (62%), calçados (41%), perfumes (29%), alimentos e bebidas (26%), itens de churrasco (19%), eletrônicos (19%) e produtos de tecnologia (14%). 

Livros (12%), entretenimento (11%), jóias (10%), viagens (10%), artigos esportivos (9%) e experiências de bem-estar (7%) também aparecem, além de eletrodomésticos, assinaturas, itens para casa, estética e artesanato.

As preferências dos pais acompanham os hábitos de consumo: vestuário (47%), calçados (34%), viagens (31%), perfumes (27%) e eletrônicos (25%) são os mais desejados. Alimentos e bebidas (25%), experiências de bem-estar (16%), eletrodomésticos (15%), cosméticos (13%) e artigos de churrasco (10%) também aparecem com destaque.


Data ganha novo significado afetivo

A percepção comercial do Dia dos Pais caiu de 27% em 2024 para 21% em 2025. Em contrapartida, cresceu o número de brasileiros que enxergam a data como um momento de valorização paterna (27%) e reunião familiar (22%). Para 18%, a data é marcada pela saudade de pais ou filhos que já se foram.

O almoço em família é apontado por 39% como o principal elemento da celebração. Respeito (30%), união (25%), saúde (24%) e harmonia (22%) também se destacam. Apenas 12% consideram o presente indispensável. Itens como comidas especiais (11%) e almoços fora (8%) aparecem em menor proporção.

Autoagrado ganha espaço entre os presentes

O pai segue como o principal homenageado (50%), seguido por maridos (37%). No entanto, 17% dos entrevistados afirmam que se presentearão. Sogros (10%), filhos (9%), irmãos (7%), avôs (5%) e padrastos, tios, cunhados (2% cada) também são lembrados. A proporção dos que não pretendem comprar presente caiu de 26% para 15%.

Para 33%, o presente ideal é o que cabe no bolso. Outros 25% optam por itens úteis no dia a dia do pai, enquanto 24% preferem oferecer a própria presença. O desejo do pai (16%), o fator surpresa (15%) e presentes personalizados (10%) também influenciam. Apenas 1% prioriza marcas renomadas.

Leia também: Instagram decide 70% das escolhas de restaurantes no Brasil



COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme