67% dos trabalhadores brasileiros dizem que sua rotina de trabalho é diretamente impactada pelo estresse e 31% pelo estado de saúde mental. É o que aponta o relatório “People At Work 2023: A Global Workforce View”, do ADP Research Institute.
A pesquisa aponta, também, que 57% dos trabalhadores globais acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre questões de saúde mental sem julgamento.
Segundo Cláudio Maggieri, general manager para a América Latina na ADP, o cenário evidencia o quão urgente é a promoção de uma cultura de trabalho acolhedora, por parte das companhias, que também devem educar e treinar gestores capazes de lidar com as diferentes situações causadas pelo desgaste mental de seus colaboradores.
Maggieri prossegue ressaltando que quando as pessoas se sentem seguras e apoiadas, a produtividade melhora, já que os afastamentos por problemas de saúde psicológica são menos frequentes e há melhor gerenciamento de tempo no trabalho.
Nesse sentido, a pesquisa aponta que a construção de ambientes inclusivos, que observam as regras de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), rendem bons resultados. 20% dos trabalhadores entrevistados pelo ADP acreditam que a promoção de uma cultura de trabalho inclusiva é parte fundamental do apoio de seus empregadores à saúde mental positiva no trabalho.
Para obter os dados do levantamento, o ADP Research Institute entrevistou 32.612 trabalhadores em 17 países ao redor do mundo, 5.751 na América Latina (Argentina, Brasil e Chile).
Leia também: Como as marcas podem transformar o Brasil em uma referência em diversidade e inclusão?
COMPARTILHAR ESSE POST