A Black Friday se aproxima e, neste ano, 70% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras a preços mais acessíveis, conforme aponta um levantamento divulgado pelo Google. O índice representa um aumento de 5% em comparação aos dois últimos anos – o que aponta para um mercado aquecido em novembro.
Com a chegada da data, as marcas já começam a traçar estratégias de vendas, atingibilidade e fidelização de clientes. Em ascensão em diversas estratégias comunicacionais, o vídeo deverá se provar como um importante aliado dos e-commerces, que precisam dispensar atenção qualificada às redes sociais especializadas na mídia.
Pensando nisso, a thanks for sharing, produtora especializada em vídeo motion design, listou seis dicas para a produção de vídeos eficientes, capazes de engajar e promover o diálogo com diferentes tipos de público durante a Black Friday.
Comunicação consistente de marca
Empresas que pensam a longo prazo - ou seja, além da data - investem em comunicação consistente que pode ser mantida em outros conteúdos, redes sociais e anúncios como um todo com o intuito maior de geração de lembrança e awareness de marca. A manutenção de uma comunicação consistente ao longo de diversos conteúdos e narrativas engaja a audiência e atribui mais credibilidade à companhia.
Alinhamento com as estratégias do negócio
Não vale apostar no audiovisual só porque os concorrentes estão fazendo isso. A dica é avaliar o que é realmente importante para cada marca e, a partir desta base, alinhar a estratégia aos objetivos de negócios da companhia, apostando, principalmente, em produções autênticas e criativas.
Seleção de canais e compreensão de mídias sociais
Das ferramentas de comunicação corporativa, o audiovisual é uma das mais utilizadas pelas empresas que querem dialogar com seus públicos, seja com o objetivo de conquistar espaço no mercado, esclarecer diferenciais competitivos ou aumentar conhecimento.
Na avaliação de Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing, não somente é preciso ter atenção a como o conteúdo será feito, mas também como este será veiculado. Por isso, compreender as nuances de cada mídia social em termos de algoritmo, preparação e interação aumenta o engajamento e o retorno sobre o vídeo produzido.
Escolha de narrativa e elementos visuais
Entender a marca e criar uma narrativa condizente com o público-alvo da comunicação e dos propósitos da companhia é essencial. A identidade visual e as palavras-chave também são importantes para serem introduzidas na comunicação de forma a explorar elementos para facilitar os mecanismos de busca quando o material for divulgado.
Além de aumentar a probabilidade de conversão do vídeo, essa estratégia fornece conexão emocional com a audiência, habilidade que deve ser valorizada na produção de vídeos.
Estudo de campanhas e dados anteriores
É essencial avaliar dados já existentes da empresa, como preço dos produtos e campanhas já realizadas. Não somente deve-se levar em consideração os custos atuais da marca, mas também utilizar dados comparativos de meses ou anos anteriores para medir o sucesso do produto e a atratividade das mensagens, além de documentá-los para análises futuras.
Coleta de feedbacks
Processos comunicacionais envolvem emissores e receptores, então, a cada ação feita, é essencial ouvir os feedbacks – escutar é fundamental para evoluir e atingir o propósito desejado ainda na Black Friday ou em campanhas futuras.
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