MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

5 razões para avaliar os sentimentos dos clientes nas redes sociais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

18 de abr. de 2024

CATEGORIA

Mídia

Um espaço para falar bem, um espaço para falar mal: cada vez mais, as redes sociais se consolidam como uma caixinha virtual de críticas, elogios e sugestões aberta a milhões de clientes.

No universo do Marketing a importância destes feedbacks é autoexplicativa. Afinal, empresas líderes em Customer Experience (CX) crescem 190% a mais do que a média do segmento em que atuam, de acordo com um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).

Para João Paulo Tavares, diretor de Marketing na Semantix, o dado evidencia a importância de que as empresas entendam não apenas o que está sendo dito, mas também o sentimento dos consumidores em relação à marca.

“Aqui, entra a importância da utilização do Processamento de Linguagem Natural com inteligência artificial, para análise de sentimentos”, recomenda Tavares, ressaltando que as ferramentas permitem às empresas avaliar o tom emocional dos textos compartilhados pelos usuários, classificando-os como positivos, negativos ou neutros.

João Paulo comenta que estas avaliações são importantes por cinco motivos específicos:

Compreensão por parte do cliente: “ao estudar os sentimentos expressos pelos clientes nas redes sociais, as empresas podem entender melhor suas preferências, necessidades e expectativas. Isso permite uma personalização mais eficaz de produtos, serviços e estratégias de Marketing”, pontua.Gestão da reputação: “a capacidade de detectar e responder rapidamente a sentimentos negativos pode ajudar as marcas a gerenciar crises de reputação e proteger sua imagem online. Além disso, identificar e amplificar feedbacks positivos pode fortalecer a reputação da marca e construir uma relação de confiança com os consumidores”.Avaliação de campanhas de Marketing: “a avaliação de sentimentos pode fornecer insights valiosos sobre a eficácia das campanhas de Marketing e publicidade. Ao monitorar as reações dos usuários em tempo real, as empresas podem ajustar suas estratégias para maximizar o impacto e o retorno sobre o investimento”.Identificação de tendências de mercado: “a análise de sentimentos pode ajudar as empresas a identificar tendências emergentes, necessidades não atendidas e oportunidades de mercado. Isso permite uma resposta ágil e adaptável às mudanças nas preferências dos consumidores e nas dinâmicas do mercado”.Aperfeiçoamento da experiência do cliente: “ao compreender as emoções dos clientes, as empresas podem aprimorar continuamente a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às suas expectativas e promovendo interações mais positivas e significativas”.Leia também: O mundo deve limitar o uso de redes sociais até 2025: o que as marcas podem fazer?

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Mídia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme